"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

sexta-feira, 25 de maio de 2012

RESENHA / 2012

                



     Em muitas situações da nossa vida precisamos buscar informações, seja para uma pesquisa, para resolver uma dúvida ou por simples curiosidade. Selecionar e avaliar as fontes são passos fundamentais dessa busca.



O QUE FAZER?



     Você vai apresentar sugestões de leitura utilizando o acervo da Sala de Leitura. Como seria melhor começar sua pesquisa?



     Pesquisando livros que, em sua opinião, poderiam interessar aos colegas. Antes de começar, pense onde vai pesquisar e questione se as fontes merecem crédito, quer dizer, se são confiáveis. Em seguida, você vai produzir um texto com informações sobre o livro e preparar sua apresentação oral à classe.



A SELEÇÃO:



Antes de iniciar a pesquisa, delimite sua busca.



Escolha um tipo de livro que você gostaria de indicar: de aventuras, policial, de contos, de humor, de terror etc .




ELABORAÇÃO DA RESENHA



1º )Escreva um texto apresentando o livro;



2º )Escreva alguns dados sobre o enredo, no caso de livros de ficção( personagens, onde e quando se passa a história etc) ou as informações básicas que trazem, no caso de livros históricos ou teóricos ;



3º)Escreva uma pequena apresentação do autor. Para buscar informações, escolha uma fonte de pesquisa adequada aos seus propósitos, que traga informações gerais. Pode ser uma enciclopédia ou a internet que proporciona informação com vários graus de profundidade e qualidade. É preciso, porém, saber selecionar os sites que merecem confiança.





FONTE: LIVRO PROJETO ARARIBÁ/PORTUGUÊS
EDITORA MODERNA, 2006.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!