"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Uso e reuso de objetos digitais em EAD




CONSTRUINDO UM CAMINHAR, DESVELANDO PARCERIAS: NOVOS PAPEIS DOS ATORES NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM EM EAD


Justificativa

Vivemos um momento em que as relações cumprem determinados protocolos sociais: indivíduos, grupos ou turmas exercem seus papeis, considerados aceitáveis por seus pares, dentro de um determinado ambiente. Entretanto, no mundo virtual, as diversas possibilidades de uso, favorecem a quebra de alguns paradigmas. Atualmente novas formas de ensinar e aprender,acontecem em nossa sociedade. Percebemos que não há fronteira entre o ensinar e aprender nos Ambientes virtuais de Aprendizagem por discentes e docentes.

Objetivo Geral

Refletir sobre os papeis desenvolvidos por docentes e discentes no EAD e os recursos utilizados na dinâmica das diferentes abordagens pedagógicas.

 Objetivos Específicos

Potencializar as discussões sobre os novos modos de relacionar – se no EAD, através da interatividade,coautoria, colaboração, cooperação dos sujeitos na utilização dos recursos tecnológicos.

Estimular o contato com os diferentes recursos tecnológicos, tais como: vídeos, interfaces sociais, fóruns, wiki, etc,levando o aluno a perceber a importância de sua participação no processo de ensinoaprendizagem..

Duração
7 dias


APRESENTAÇÃO DOS RECURSOS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS

Recursos – Ambiente virtual de aprendizagem, vídeos, sites, interface social Facebook e Wiki.

Estratégias

1ª ação – AQUECIMENTO – OS SUJEITOS SE RECONHECEM
  • Fórum de apresentação

Exibição do vídeo “Alunos do século XXI”, http://vimeo.com/23743780, pretende mostrar que há um grande desafio a ser ultrapassado pelos docentes que pretendem utilizar a tecnologia como facilitadora da aprendizagem. Após o vídeo, reflita e responda:

Sou aluno e estou construindo conhecimento para ser um professor do século XXI e você?


2ª ação – OS SUJEITOS DIALOGAM -A construção do conhecimento a partir de situações que estimulem a ação dialógica de seus atores.

 “A Moça Tecelã”, de Marina Colasanti é um conto que desconstrói o papel da mulher no mundo moderno, misturando o real e o imaginário pelo ato de tecer. Ela é responsável por tecer o seu percurso, o seu caminhar.
Exibição do Vídeo “A Moça Tecelã”,  http://youtu.be/CNDyqGVrEiI , de Marina Colasanti.

Aproveitando o belíssimo conto de Marina Colasanti, postado em nosso fórum, o aluno deverá refletir sobre como professores, alunos, profissionais de educação teciam os seus conhecimentos na educação presencial e como tecem num Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O que muda na abordagem pedagógica entre alunos e professores e demais atores no EAD? Relate as suas experiências como aluno ou professor. Escolha um relato de um colega e comente. Traga outros exemplos,utilizando um recurso midiático e amplie a discussão.



3ª ação – OS SUJEITOS DEBATEM, REFLETEM, PESQUISAM, OBSERVAM ,RELATAM, COMPARTILHAM,APRENDEM COLETIVAMENTE.

Na Interface social Facebook, o Grupo de Pesquisa Mídias Sociais https://www.facebook.com/rosana.sales.16?ref=tn_tnmn#!/groups/219000804825983/, foi criado com o objetivo de investigar o fazer de professores e, especialmente, alunos no uso pedagógico das mídias digitais e sociais. Observe as ações desenvolvidas pelos sujeitos e depois responda:

Você concorda com a proposição de que “as interfaces sociais se estabelecem como ambiente em que podemos desenvolver situações significativas de aprendizagem”? Contribua com outros usos possíveis  das interfaces sociais como ambiente facilitador da aprendizagem.

4ªação-OS SUJEITOS TORNAM-SE ATORES DO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM.

Os praticantes utilizam a escrita como suporte para a produção de conhecimento:cocriam,compartilham,constroem histórias,narram seus fazeres,produzem conhecimento individual e coletivamente.

Para finalizar a nossa atividade,o aluno deverá criar com a ajuda de seus colegas de turma, uma wiki que trate do assunto visto na aula :

 Construindo um caminhar, desvelando parcerias: novos papeis dos atores no processo ensinoaprendizagem no EAD. E você o que acha disso ?

O que é Wiki, Disponível em http://youtu.be/jaZESDWmm-c .
Tutorial wiki passo a passo. Disponível em ,http://youtu.be/Q5r46omRsrU .


  

REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS

Alunos do século XXI,disponível em : http://vimeo.com/23743780 ,acesso em 06/04/13.

Estudantes criam blogs para desenvolver a aprendizagem. Disponível em: http://canaldoensino.com.br/blog/estudantes-criam-blogs-para-desenvolver-a-aprendizagem, acesso em 08/04/13.

COLASANTI, Marina, a Moça Tecelã. Disponível em: http://youtu.be/CNDyqGVrEiI , acesso em 09/04/13.

JESUS, Rosana Sales de. O fazer discente no uso dos softwares sociais Facebook e Twitter em situações de aprendizagem formal e informal. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, 2012, p.59. Monografia (Pós-graduação).

LAPA, Andrea Brandão. Introdução à Educação a Distância. Disponível em: http://www.libras.ufsc.br/hiperlab/avalibras/moodle/prelogin/adl/fb/logs/Arquivos/textos/intro_ead/Intro_EAD_pdf_.pdf , acesso em 06/04/13.

MILL, Daniel,PIMENTEL,Nara(orgs.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar,p.25 – 41,2010.

NEVES, José Henrique Manhães.O docente e a importância da ação dialógica.Disponível , http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_docente_e_a_importancia_da_acao_dialogica ,acesso em 09/04/2013.

O que é Wiki, Disponível em http://youtu.be/jaZESDWmm-c ,acesso em 09/04/2013.

ORMEZINDA, Roberta. Professores que recorrem às mídias sociais inovam o processo educacional. Disponível em: http://www.jornalcco.com.br/noticia/953/Professores-que-recorrem-as-midias-sociais-inovam-o-processo-educacional ,acesso em 07/04/13.

SILVA,Marco.Educação online. Marco Silva (org.).-3.ed.-São Paulo:Edições Loyola,2011.


Tutorial wiki passo a passo. Disponível em ,http://youtu.be/Q5r46omRsrU , acesso em 09/04/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!