"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

quinta-feira, 7 de junho de 2012

A CURIOSIDADE COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR DA EDUCAÇÃO COM O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS






A Curiosidade como elemento potencializador da educação com o uso de mídias digitais: reflexões feitas a partir da disciplina de Projetos de Ação Pedagógica, da Professora DrªAndrea Castro,UERJ/ EDAI2010.

 



E tudo começou com “well,well,well,Gabriel...”¹

Curiosidade é a palavra chave em uma sala de aula em que o professor pretende trabalhar com mídias digitais.

Paulo Freire disse que “ A curiosidade como inquietação indagadora, como inclinação ao desvelamento de algo,como pergunta verbalizada ou não, como procura de esclarecimento, como sinal de atenção que sugere alerta faz parte integrante do fenômeno vital. Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fizemos.”²


Para Maria Elisabette B.B. Prado “... a escola deve propiciar ao aluno encontrar sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco de estudos em cada situação de aula. (...) instigando a curiosidade do aluno para compreender as relações entre os fatores que podem intervir nos fenômenos e no desenvolvimento humano.”³

Para se trabalhar com mídias no espaço escolar, nós, educadores, precisamos mudar nossa mentalidade, nossos valores, algumas atitudes. Não podemos pensar que trazer as TICs para a sala de aula seja apenas colocar um vídeo, um PowerPoint ou indicar sites de pesquisa que fatalmente serão utilizados para cópia e colagem se não houver uma orientação adequada e até discussões éticas sobre a questão da autoria. Trabalhar com mídias é invadir o ciberespaço. É estabelecer com o aluno uma relação de confiança; acreditar que ele é capaz e acreditar-se capaz de realizar essa nova tarefa; é perceber que o aluno é capaz de assumir a responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem conosco; é incentivar a pesquisa, a elaboração de trabalhos, a construção da reflexão; é brincar estimulando a curiosidade e o lúdico; é fazer do ensino um ato de prazer, diversão e ao mesmo tempo, aprendizagem e, principalmente, é ousar. Por fim, é ter um constante canal de diálogo e aproveitar essa curiosidade que preenche todos os espaços escolares e que é apenas a ponta do iceberg para um mundo de descobertas.

Rosana Sales
UERJ/nov.2010






Para ler os demais textos, acesse:




Referências bibliográficas


1. Oito anos, composição de Paula Toller e Dunga (refrão)

2. Pedagogia da Indignação. Paulo Freire, 2001, p.53.

3. Articulação entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática. Maria Elisabette Brisola Brito Prado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!