"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

terça-feira, 5 de junho de 2012

SEMANA DO MEIO AMBIENTE E RIO + 20







A Rio + 20 ou Conferência das Nações Unidas sobre

Desenvolvimento Sustentável acontecerá

no Brasil em junho de 2012.

O evento será realizado no Rio de Janeiro,

20 anos depois da Eco92.

A conferência da ONU - Organização das Nações Unidas

reúne vários países para discutir sobre crescimento sustentável.







Aproveitando a semana do Meio Ambiente(05/06 a 11/06), desenvolvemos em toda a escola atividades relacionadas aos cuidados com o nosso planeta.


As turmas de 7º ano leram e refletiram sobre o tema "A Terra tem febre", texto disponibilizado no caderno do aluno 2012/2º bimestre.







A TERRA TEM FEBRE

Cientistas: piorou o aquecimento global.

Quando as pessoas estão com febre, se sentem mal, certo? Pois a Terra está com o mesmo problema. Só que, no caso do nosso planeta, o aumento da temperatura causa catástrofes, como enchentes, ciclones e secas, entre outros. Na semana passada, num trabalho feito por 2500 cientistas de 130 países para a Organização das Nações Unidas, a ONU, mostrou que não é mais possível impedir o planeta de parar de esquentar, e que o maior culpado é o ser humano.
 O desmatamento e o uso de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão) em veículos e indústrias liberam gás carbônico e outros gases no ambiente. Esses gases forma uma camada, que aquece o planeta, como uma estufa. Os cientistas apontam que, durante os cem anos do século 21, a temperatura do planeta pode aumentar de 1,1 a 6,4 graus Celsius. Não parece muito, mas é. Na última Era do Gelo, há 12 mil anos, a temperatura era 5 graus mais baixa, e a Terra completamente diferente.
Seja qual for o cenário, haverá consequências como a redução da camada de neve dos polos a um ponto em que o Ártico poderia ficar totalmente sem gelo durante o verão.
Para que ocorra o aumento mínimo da temperatura, é preciso que as pessoas e os governos parem de poluir o ambiente e de cortar árvores.
 O Globo, 10/02/2007
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!