"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Motivações que funcionaram

          O que nos leva a procurar aprender, pesquisar, buscar conhecimento e como podemos motivar o aluno a estudar em alguns ambientes tradicionais, sem estímulo à pesquisa, à curiosidade, à valorização de conhecimentos que ele já detém?
           As duas motivações internas que funcionaram para eu fazer este curso de PIGEAD são respostas às minhas indagações. Minha 1ª motivação interna é dar continuidade aos estudos que reiniciei em 2010, depois de um longo tempo de afastamento. Redescobri o prazer de aprender e agora, no PIGEAD, através das tarefas, sinto a necessidade de transpor os desafios propostos, agregando sempre novos conhecimentos.
          A 2ª motivação interna é que a cada semana o meu interesse cresce em acompanhar os depoimentos dos colegas, o que me motiva a sempre arranjar um tempo para entrar no AVA,trocar ideias , participar das discussões,aprender de forma autônoma, mas em contato constante com os meus pares e suas itinerâncias formativas.
          As três motivações externas que funcionaram para eu fazer este curso de PIGEAD estão ligadas ao fato de que estarei em poucos meses aposentada e em condições de continuar na ativa.
         
 A 1ª motivação externa surgiu após os cursos que realizei na área de informática aplicada à educação que construíram em mim a necessidade de trabalhar com o ensino a distância, possibilitando a minha reinserção no mercado de trabalho e/ou uma possível promoção em decorrência dos conhecimentos adquiridos no curso.
          A 2ª motivação externa sofreu influência do grupo social do qual faço parte, que sempre me incentivou a estudar e tentar uma vaga no ensino superior. Para isto, preciso cursar o Mestrado e penso que implementar e gerir um curso na modalidade a distância necessite de profissionais qualificados,pois há uma grande oferta na área.
          Por último, a 3ª motivação externa que surgiu da necessidade de ensinar utilizando as TICS, uma realidade na educação atual. Estudar na modalidade a distância é para mim um desafio,pois é minha 1ª experiência na área. Desafio na troca de papeis, no fato de aprender a aprender fazendo, na construção do conhecimento no coletivo, na realização das tarefas e leitura de textos que vão agregando novos saberes. Dessa forma, é motivador assumir novos papeis e perceber que estes vão ressignificando a sua prática. 

Aluno: Rosana Sales de Jesus
Polo: Nova Iguaçu
Grupo: 09
Tutor: Marco Antônio de Carvalho Biaggi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!