IES: Universidade Federal Fluminense
Especialização em Planejamento,
Implementação e Gestão de EAD
Disciplina Gestão de Cursos a Distância::Tarefa da
semana 5
Rosana Sales de Jesus
PIGEAD/ grupo 08
Polo de apoio presencial Nova
Iguaçu
Rodolfo Gregório de Moraes
dezembro/2013
Tema
do curso:
Os potenciais
pedagógicos e comunicacionais do Facebook.
Justificativa:
Vivemos um momento em
que as relações cumprem determinados protocolos sociais: indivíduos, grupos ou
turmas exercem seus papeis, considerados aceitáveis por seus pares, dentro de
um determinado ambiente. Entretanto, no mundo virtual, as diversas
possibilidades de uso, favorecem a quebra de alguns paradigmas, fato novo em
nossa sociedade.
Atualmente há um
menor número de restrições devido à disponibilidade de novas ferramentas de
comunicação e de coordenação, o que possibilita pensarmos em novas formas de
organização dos grupos humanos, com estilos de relações entre os indivíduos e
os coletivos radicalmente novos, situação sem modelos na história e nas
sociedades animais.
Percebemos
que os softwares sociais propiciam
formas diversas de comunicação, onde podemos interagir, compartilhar e produzir
conhecimento. Adolescentes, jovens e adultos constituem-se atores desses
ambientes e os professores, não podem abster-se de conhecer os usos que são
produzidos nesses meios.
Em virtude de tantas mudanças ocorridas em tão
pouco espaço de tempo, o professor precisa continuar a aprender. Manter o aluno
motivado com tantos recursos tecnológicos tem se mostrado uma tarefa bem
difícil. Apesar de sujeitos integrantes
desses ambientes, poucas pesquisas são feitas sobre os alunos no uso informal
ou formal das interfaces sociais. Dessa forma, acreditamos que a realização do
curso contribuirá com informações ricas e significativas nas discussões
acadêmicas atuais sobre as possibilidades de usos pedagógicos das interfaces
sociais por professores e, especialmente, alunos.
Para o sucesso do nosso curso, contamos
com uma equipe multidisciplinar que dará suporte tecnológico, pedagógico e
administrativo para a qualidade do processo de ensinoaprendizagem dos discentes.
São eles:
Coordenador de curso - Coordena, acompanha e avalia o
desenvolvimento das atividades acadêmicas.
Designer
Instrucional - Seleciona, organiza e produz atividades e
materiais a fim de promover a aprendizagem.
Professor
Tutor - Orienta e acompanha e avalia as atividades desenvolvidas dentro do
AVA.
ALUNO - Ator principal do processo de ensino aprendizagem.
Coordenador
de Tutoria - Apoia o coordenador de curso, dialogando com
tutores presenciais e a distância.
Professor
conteudista - Produz o material didático.
Professor
Tutor Presencial - Apoia, orienta e esclarece as dúvidas dos
estudantes no Polo Presencial.
Pessoal
Técnico Administrativo Coordenador
de Polo - É responsável pela administração do polo e por
apoiar a implantação e gestão acadêmica do curso no polo. Tem a ajuda de
profissionais da parte técnica que ficam responsáveis pelos aspectos
administrativos e tecnológicos do polo presencial.
Referência
Bibliográfica
- CAPES. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=47%3Acoordenador-de-curso&catid=11%3Aconteudo&Itemid=29 , acesso em 09/12/2013.
- Centro de Educação a Distância do IFES. Disponível em: http://cead.ifes.edu.br/index.php/ead.html , acesso em 09/12/2013.
- GOMES, Rita
de Cássia Medeiros et al. Os profissionais de Educação a Distância e o
desenvolvimento de equipes de trabalho como motivação para o ensino
aprendizagem em rede virtual.Anuário da Produção Acadêmica Docente, vol.
4, nº 8, ano 2010.
- LEVY,
Pierre. Cibercultura. Editora 34, São Paulo, 2010. p. 132.
- MEC.
Referenciais de qualidade para Educação superior a distância. Brasília,
agosto de 2007.
- NUNES,
Vanessa Battestin et al. Um Modelo
de Gestão Participativa – Processos de Interação e Comunicação da Equipe
Multidisciplinar com Foco na Melhoria do Ensino-Aprendizado. Vitória – ES
- 04/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!