PLANEJAMENTO,
IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD
Disciplina:
Metodologia
do Trabalho Científico
Coordenadoras: Vera Werneck e
Cely dos Santos Araujo
Tutora: Andréa Paula
Osório Duque
Área
3:
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação
Grupo 2: Rosana Sales de Jesus (Coordenadora do
Grupo)
Ana Cristina de Araujo Noguerol
Paulo Gonçalves de Jesus
Raquel Monteiro Alberto Moraes
Rita Barboza Freire
LEVANTAMENTO
BIBLIOGRÁFICO
ALEGRETTI,
Sonia Maria Macedo et al. Aprendizagem
nas redes sociais virtuais: o potencial da conectividade em dois cenários.
Disponível em: <http://revistacontemporaneidadeeducacaoetecnologia02.files.wordpress.com/2012/04/pucsp_2012.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2014.
ALMEIDA,
Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação
a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de
aprendizagem. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf>. Acesso em 16/04/2014.
BELLONI,
Maria Luiza. Educação a distância e
inovação tecnológica. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462005000100010&lang=pt>. Acessado em 22/04/2014.
BEMBEM,
Angela Halen Claro; LEOPOLDINA V, Plácida; SANTOS, Amorim da Costa. Inteligência coletiva: um olhar sobre a
produção de Pierre Lévy. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362013000400010&lang=pt>. Acesso em: 19/04/2014.
BEZERRA,
Luciana Vasconcelos; V. NETO, Luiz Malagueta; QUEIROZ, Moab Dantas; FERREIRA,
Marcone José de A. ; FRANÇA, A. César C., Redes
sociais como ferramenta de Educação a Distância: Uma pesquisa quantitativa com
Alunos e Professores, Disponível em <http://www.academia.edu/1520759/Redes_Sociais_como_Ferramentas_de_Educacao_a_Distancia_Uma_Pesquisa_Quantitativa_com_Alunos_e_Professores >. Acesso em 19/04/2014.
CARPES,
Gyance. As redes: evolução, tipos e
papel na sociedade contemporânea. Florianópolis: Revista ACB v.16, n.1, p.
199-216, jan./jun., 2011. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/743/pdf_44>. Acesso: 21/04/2014.
COELHO,
Willyans Garcia. Uso dos recursos de
mídias sociais na Educação a Distância: impactos na percepção da presença
social. Disponível em < http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1802> Acesso em 18/04/2014.
COSTA, R. On a
new community concept: social networks, personal communities, collective
intelligence. Interface - Comunic., Saúde,
Educ., v.9, n.17, p.235-48, mar/ago 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n17/v9n17a03.pdf>. Acesso: 21/04/2014.
DELGADO,
Laura Maria Miranda. Uso da plataforma
Moodle como apoio ao ensino presencial - um estudo de caso. Disponível em:
<http://www.lingnet.pro.br/media/dissertacoes/cristina/DELGADO.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2014.
DOTTA,
Sílvia. Uso de uma Mídia Social como
Ambiente Virtual de Aprendizagem. Aracaju: XXII SBIE - XVII WIE, 2011.
Disponível em: <http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1623/1388>. Acesso: 21/04/2014.
FERREIRA,
Jacques de Lima; CORRÊA, Barbara Raquel do Prado Gimenez; TORRES, Patrícia
Lupion. O uso pedagógico da rede social
Facebook. Disponível em: <http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/view/199>. Acesso em: 17 abr. 2014.
FILHO,
Athail Rangel Pulino. Conte com o Moodle
no semestre que vem. Disponível em: < http://www.cead.unb.br/biblioteca-digital/ebooks/conte-com-moodle/index.html#/0>. Acesso em: 18 abr. 2014.
GIGLIO,
Kamil; SOUZA, Marcio. Mídias, redes
sociais e ambientes virtuais: pensando a educação em rede. Belém: Unirede,
2013. Disponível em:: <http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/oral/AT4/114169.pdf>. Acesso: 21/04/2014.
GOMES, Luiz
Fernando. EAD no Brasil: perspectivas e
desafios. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000100002&lang=pt>. Acesso em: 22/04/2014.
LEMOS,
André; CUNHA, Paulo (orgs). Cibercultura.:
Alguns pontos para compreender a nossa época. In.: Olhares sobre a
Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003; pp. 11-23. Disponível em:<http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/cibercultura.pdf>. Acesso em 21/04/2014.
LORENZO,
EDER WAGNER CÂNDIDO MAIA. O papel das
redes sociais na Educação a Distência. Disponível em < http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/47629/o-papel-das-redes-sociais-na-educacao-a-distancia > Acesso em 19/04/2014.
MACHADO, Ana
Claudia Teixeira. Novas Formas de
Produção de Conhecimento: utilização de ferramentas da WEB 2.0 como recurso pedagógico.
Revista Udesc Virtual, v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/udescvirtual/article/view/1655/1332>. Acesso em: 16 abr. 2014.
MATOS,
Heloiza. Capital social, internet e TV:
controvérsias. Disponível em: <http://revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/viewFile/140/240> Acesso: 21/04/2014.
MILL, Daniel
et al. O desafio de uma interação de
qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo. Disponível
em: < http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/106/63>. Acesso em 22/04/2014.
MORAN, José
Manuel. O Uso das Novas Tecnologias da
Informação e da Comunicação na EAD - uma leitura crítica dos meios. In.:
Programa TV Escola - Capacitação de Gerentes", realizado pela
COPEAD/SEED/MEC em Belo Horizonte e Fortaleza, no ano de 1999.Disponível
em:<http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/T6%20TextoMoran.pdf>. Acesso em: 20/04/2014.
PERES,
Renata Cristina de Azevedo Borges. Uso
da plataforma Moodle em uma disciplina presencial: percepções sobre a
complementaridade dos ambientes online e presencial. Disponível em: < http://linguagensedialogos.com.br/2011.2/textos/07-art-renata.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2014.
PRETTO,
Nelson de Luca. Formação de professores
exige rede!*, Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n20/n20a10.pdf > Acesso em 18/04/2014. ________, Nelson de Luca;
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (Orgs) Além das redes de colaboração: internet,
diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008. Link para
download: http://books.scielo.org/id/22qtc.
Acesso: 21/04/2014)
ROZENFELD,
Cibele Cecílio de Faria; EVANGELISTA, Maria Cristina Reckziegel Guedes. O ambiente virtual na formação inicial de
professores de alemão como apoio para o ensino e a aprendizagem da língua e a
reflexão sobre ações docentes. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372011000200012&lang=pt>. Acesso em: 16 abr. 2014.
SANTOS.
Edméa Oliveira. Ambientes virtuais de
aprendizagem: por autorias livre, plurais e gratuitas. In: Revista FAEBA,
v.12, no. 18.2003.Disponível em:< http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/hipertexto/home/ava.pdf>. Acesso em 17/04/2014.
SANTOS,
Edméa. Educação online para além da ead:
um fenômeno da cibercultura. Braga: Universidade do Minho, 2009. Disponível
em: <http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/Xcongreso/pdfs/t12/t12c427.pdf> Acesso: 21/04/2014.
SILVA,
Helena et al . Inclusão digital e
educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania.
Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n1/a04v34n1.pdf>. Acesso em: 22/04/2014.
STEIL,
Andrea Valéria; PILLON,Ana Elisa; KERN, Vinícius Medina. Educação a distância na internet: abordagens e Atitudes com relação à
educação a distância em uma universidade. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S14133722005000200012&lang=pt>. Acesso em 22/04/2014.
VALADARES,
Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares ; MURTA, Cláudia Almeida Rodrigues. O Facebook como ambiente virtual de
aprendizagem: liberdade e apropriação no contexto educacional. Disponível
em: <http://ueadsl.textolivre.pro.br/2012.2/papers/upload/44.pdf>. Acesso em: 19/04/2014.
VALADARES,
Marcus Guilherme Pinto de Faria; MURTA, Cláudia Almeida Rodrigues. O Facebook como ambiente virtual de
aprendizagem: liberdade e reapropriação no contexto educacional. Disponível
em: < http://ueadsl.textolivre.pro.br/2012.2/papers/upload/44.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2014.
ZANCANARO,
Airton; Santos, Paloma Maria; Silva, Andreza Regina Lopes da; Borges, Michele
Andréia; Battisti, Patrícia; Spanhol Fernando José. Redes Sociais na Educação a Distância: uma análise do projeto e-Nova. Disponível
em: < http://www.dgz.org.br/abr12/Art_05.htm>. Acesso em 18/04/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!