"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Os potenciais pedagógicos e comunicacionais do Facebook (Micro curso)


IES: Universidade Federal Fluminense
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD
Disciplina  Gestão de Cursos a Distância::Tarefa da semana 6
Rosana Sales de Jesus
PIGEAD/ grupo 08
Polo de apoio presencial Nova Iguaçu
Rodolfo Gregório de Moraes
dezembro/2013


Tema do micro curso:

OS POTENCIAIS PEDAGÓGICOS E COMUNICACIONAIS DO FACEBOOK 

JUSTIFICATIVA:
Vivemos um momento em que as relações cumprem determinados protocolos sociais: indivíduos, grupos ou turmas exercem seus papeis, considerados aceitáveis por seus pares, dentro de um determinado ambiente. Entretanto, no mundo virtual, as diversas possibilidades de uso, favorecem a quebra de alguns paradigmas, fato novo em nossa sociedade. 
Atualmente há um menor número de restrições devido à disponibilidade de novas ferramentas de comunicação e de coordenação, o que possibilita pensarmos em novas formas de organização dos grupos humanos, com estilos de relações entre os indivíduos e os coletivos radicalmente novos, situação sem modelos na história e nas sociedades animais.
(LÉVY, 2003, p. 132)

Percebemos que os softwares sociais propiciam formas diversas de comunicação, onde podemos interagir, compartilhar e produzir conhecimento. Adolescentes, jovens e adultos constituem-se atores desses ambientes e os professores, não podem abster-se de conhecer os usos que são produzidos nesses meios.
Em virtude de tantas mudanças ocorridas em tão pouco espaço de tempo, o professor precisa continuar a aprender. Manter o aluno motivado com tantos recursos tecnológicos tem se mostrado uma tarefa bem difícil.  Apesar de sujeitos integrantes desses ambientes, poucas pesquisas são feitas sobre os alunos no uso informal ou formal das interfaces sociais. Dessa forma, acreditamos que a realização do curso contribuirá com informações ricas e significativas nas discussões acadêmicas atuais sobre as possibilidades de usos pedagógicos das interfaces sociais por professores e, especialmente, alunos.


OBJETIVO GERAL
Investigar os potenciais pedagógicos e comunicacionais do Facebook.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Exemplificar propostas concretas para o uso significativo do software social Facebook como ambiente virtual de aprendizagem.

DURAÇÃO
O micro curso terá a duração de 40 dias, divididos em 4 módulos.
Início:  06/01/2014 a 16/02/2014.

DISCIPLINA:
Tecnologia aplicada a Educação

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
"A Instituição de Ensino Superior que oferece cursos a distância, além dos professores especialistas nas disciplinas ofertadas e parceiros no coletivo do trabalho pedagógico do curso, deve contar com as parcerias de profissionais das diferentes tecnologias da informação e comunicação, conforme a proposta do curso."(MEC/2007)

Para o sucesso do nosso micro curso, contamos com uma equipe multidisciplinar que dará suporte tecnológico, pedagógico e administrativo para a qualidade do processo de ensinoaprendizagem dos discentes. São eles:

Coordenador de curso - Professora Msc. Edna Santos - Professora com mestrado na UFBA e doutora em Educação pela UERJ, com diversos artigos e livros publicados sobre EaD. Gerencia o curso há 5 anos.

Coordenador de Tutoria - Felipe dos Santos- Profissional Graduado em Matemática e Mestre em Design de Sistemas Educacionais, atualmente cursa doutorado no núcleo de Tecnologia da Educação. Apoia o coordenador de curso com relação à comunicação e interação com os tutores presenciais e a distância.

Designer Instrucional - Jacks Silva - Profissional Graduado em Letras e Psicologia. Especialista em Informática Educativa e Design Instrucional. Seleciona, organiza e produz atividades, materiais e produtos educacionais de acordo com as situações específicas do curso on-line, a fim de promover a qualidade no processo de ensinoaprendizagem. 

Professor conteudista -  Rosemary Silva- Profissional Graduado em Letras, Mestre em Educação, com ênfase em Tecnologia na Educação, atualmente cursa doutorado no grupo de pesquisa Currículos e Redes Educativas. É responsável pela elaboração do material didático da disciplina.

Professor Tutor - Agatha Dias- Profissional graduado em Pedagogia e pós-graduado em Informática Aplicada a Educação. Fará orientação e acompanhamento das atividades realizadas online pelos estudantes, por meio do ambiente colaborativo de aprendizagem, tirando dúvidas e corrigindo tarefas.

Professor Tutor Presencial - Josina Hélio- profissional graduado em Pedagogia e pós-graduado em Informática Aplicada a Educação. Ficará responsável pela orientação e acompanhamento dos estudantes no polo.

Pessoal Técnico Administrativo - Marcelo Silva e Leonardo Santos- Atuam na sede da instituição junto à equipe docente responsável pela gestão do curso e nos pólos descentralizados de apoio presencial. As atividades desempenhadas por esses profissionais envolvem duas dimensões principais: a administrativa e a tecnológica.

Coordenador de Polo -Renata Albuquerque- professora da rede pública, graduada em Letras com experiência de 6 anos em magistério na educação básica  de Ensino. Pós-graduada em Informática Aplicada a Educação. É responsável pela administração do polo e por apoiar a implantação e gestão acadêmica do curso no polo.

  
RECURSOS DIDÁTICOS
Material didático
"Com o avanço e a disseminação das tecnologias da informação e comunicação e o
progressivo barateamento dos equipamentos, as instituições devem elaborar seus materiais para uso a distância, buscando integrar as diferentes mídias e explorar a convergência das tecnologias, sempre na perspectiva da construção do conhecimento e da possibilidade de interação entre os diversos atores."(MEC/2007)

O micro curso contará com os seguintes recursos didáticos e mecanismos on-line:
Ambiente virtual de aprendizagem, fórum de discussão, chats, material didático impresso e biblioteca virtual, vídeos, sites, webmail,  interface social Facebook e polo de apoio presencial.

DESENVOLVIMENTO
Processo de ensino e aprendizagem e organização curricular
"O conhecimento é o que cada indivíduo constrói - individual e grupalmente - como produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação. É, portanto, o significado que atribuímos à realidade e como o contextualizamos." (MEC/2007)

Módulo 1 -  O que é uma rede? Conhecendo as interfaces sociais.(10 dias)
Por rede social, compreendo as infinidades de pessoas que se relacionam de várias partes, por vários caminhos, criando grupos que conseqüentemente se agregam a outras pessoas. Geralmente as redes sociais existem ou são criados com alguns objetivos ou finalidades predeterminadas. Nessas relações sociais há uma “mobilidade” grande de comportamento,opiniões e pessoas.
Proposta do módulo: Fórum de Discussão, abertura de conta no Face com perfil para o curso e convite aos colegas da turma.

Material básico de estudo 1


Tarefa 1: Elaborar um texto com as ideias principais vistas no texto base e vídeo.

Módulo 2 -  Conhecendo a interface: teoria e prática ( 20 dias)

O uso das interfaces sociais ainda é visto com certa desconfiança nos ambientes escolares, nestes usos há certo distanciamento entre professor e aluno. O que fazer para melhorar essa situação? O quebra-cabeça começa a ser elaborado, o desenho toma forma pelas mãos dos alunos.

Proposta do módulo: Criação de um grupo de pesquisa no Facebook para exemplificar propostas concretas para o uso significativo do software social Facebook como ambiente virtual de aprendizagem.

Material básico de estudo 2

Tarefa 2 - No grupo da interface social Facebook
Ação: Elaborar e apresentar uma atividade que seja viável para o uso no Facebook.
Réplica: Realizar uma atividade elaborada no grupo. Comentar a atividade de um colega, destacando os pontos positivos e negativos de aplicabilidade com os alunos.
Pode ser um chat, análise de um vídeo, criação de um blog, jogos e outros.

Observação: Nesta semana, não teremos fórum pontuado. No caso de dúvidas, o aluno poderá solicitar a ajuda do professor tutor a distância ou agendar uma visita ao polo de apoio presencial, onde poderá contar com a ajuda do coordenador e tutor presencial para a realização da tarefa.

Módulo 3 - Potenciais comunicacionais e pedagógicos do Facebook( 10 dias)
Percebemos que o uso das interfaces sociais instituiu um novo modo de relacionar-se. Estamos diante de uma nova maneira de estabelecer relações, construir significados, produzir conhecimento.  Devemos perguntar por que a escola não aproveita os potenciais comunicacionais dos softwares sociais e pensar em estratégias pedagógicas para que estas sejam aproveitadas na melhoraria da aprendizagem dos alunos.

Proposta do módulo: Identificar e exemplificar os potenciais pedagógicos e comunicacionais do Face.


Material básico de estudo 3
Texto base: O Facebook como ambiente virtual de aprendizagem: liberdade e reapropriação no contexto educacional.

Fórum de discussão
Cada aluno deverá identificar e exemplificar, registrando no Fórum de discussão,  os potenciais comunicacionais e pedagógicos do Facebook.

Tarefa 3: Elabore um texto, com suas palavras, abordando os potenciais pedagógicos e comunicacionais do Facebook.

INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
"A interação é um componente fundamental no processo de construção do
conhecimento."(MEC/2007)

Ambiente virtual de aprendizagem, fórum de discussão, chats, webmail,  interface social Facebook e polo de apoio presencial.
  
AVALIAÇÃO
"A avaliação deve permitir ao aluno sentir-se seguro quanto aos resultados que vai alcançando no processo de ensino-aprendizagem."(MEC/2007)

A avaliação será realizada continuamente, nas participações no Fórum e na realização das tarefas.
No fórum, o aluno deverá postar uma ação, réplica e trazer informações de outros autores sobre o tema tratado no módulo. Não haverá número mínimo ou máximo de participações no fórum.

Critérios para a avaliação do fórum: total 10 pts.
Critérios para a avaliação da tarefa: total 10 pts.
·         O texto apresenta boa síntese em relação ao material publicado na semana (textos, vídeos e fórum) - até 5 pts.
·         Há clareza estrutural e detalhamento do texto elaborado - até 5 pts.

Além das atividades a distância, o aluno terá acesso ao polo de apoio presencial, com uma equipe multidisciplinar apta a ajudá-lo no processo de construção de conhecimento e na solução de problemas de ordem técnico-administrativo.

INFRA-ESTRUTURA DE APOIO

As atividades presenciais previstas em Lei, tais como avaliações dos estudantes, webconferência,videoconferência, atividades de estudo individual ou em grupo, com utilização do laboratório de informática e da biblioteca, entre outras, serão realizadas no polo de apoio presencial.

ESTIMATIVA DE CUSTO DO CURSO
"A educação superior a distância de qualidade envolve uma serie de investimentos iniciais elevados na produção de material didático, no treinamento e capacitação das equipes multidisciplinares, na disponibilização dos demais recursos educacionais assim como na implantação (metodologia e equipe) da gestão do sistema de educação a distancia. "(MEC/2007)

Inicialmente, por ser um microcurso, teremos, a curto prazo, investimento para a implantação do curso, a produção do material didático, elaborado por professores especializados, compra, manutenção de novos equipamentos, manutenção do polo de atendimento presencial e custeio.
Valor total do curso: R$ 1.000,00


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 

·        Custos na educação a distância da UFSC:  um estudo referente ao  curso de graduação em Ciências Contábeis Disponível em: http://www.aedb.br/seget/artigos08/49_Custos%20na%20educacao%20a%20distancia%20da%20UFSC_Seget.pdf , acesso em 16/12/2013.

  • LEVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34, São Paulo, 2010. p. 132.

·         MEC. Comissão assessora para  educação superior a distância  (portaria MEC nº. 335, de 6 de fevereiro de2002). Relatório . Agosto de 2002.

  • MEC. Referenciais de qualidade para Educação superior a distância. Brasília, agosto de 2007.


  • JULIANI. Douglas Paulesky.Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. In.: Novas Tecnologias na Educação CINTED-UFRGS. V. 10, Nº 3, dezembro, 2012

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