IES: Universidade Federal
Fluminense
Especialização em Planejamento,
Implementação e Gestão de EAD
Disciplina Gestão de Cursos a Distância::Tarefa da
semana 6
Rosana Sales de Jesus
PIGEAD/ grupo 08
Polo de apoio presencial Nova
Iguaçu
Rodolfo Gregório de Moraes
dezembro/2013
Tema do micro curso:
OS POTENCIAIS PEDAGÓGICOS E
COMUNICACIONAIS DO FACEBOOK
JUSTIFICATIVA:
Vivemos um momento em que as relações cumprem determinados protocolos
sociais: indivíduos, grupos ou turmas exercem seus papeis, considerados
aceitáveis por seus pares, dentro de um determinado ambiente. Entretanto, no
mundo virtual, as diversas possibilidades de uso, favorecem a quebra de alguns
paradigmas, fato novo em nossa sociedade.
Atualmente
há um menor número de restrições devido à disponibilidade de novas ferramentas
de comunicação e de coordenação, o que possibilita pensarmos em novas formas de
organização dos grupos humanos, com estilos de relações entre os indivíduos e
os coletivos radicalmente novos, situação sem modelos na história e nas
sociedades animais.
(LÉVY, 2003, p. 132)
Percebemos
que os softwares sociais propiciam
formas diversas de comunicação, onde podemos interagir, compartilhar e produzir
conhecimento. Adolescentes, jovens e adultos constituem-se atores desses
ambientes e os professores, não podem abster-se de conhecer os usos que são
produzidos nesses meios.
Em virtude de tantas mudanças ocorridas em tão
pouco espaço de tempo, o professor precisa continuar a aprender. Manter o aluno
motivado com tantos recursos tecnológicos tem se mostrado uma tarefa bem
difícil. Apesar de sujeitos integrantes
desses ambientes, poucas pesquisas são feitas sobre os alunos no uso informal
ou formal das interfaces sociais. Dessa forma, acreditamos que a realização do
curso contribuirá com informações ricas e significativas nas discussões
acadêmicas atuais sobre as possibilidades de usos pedagógicos das interfaces
sociais por professores e, especialmente, alunos.
OBJETIVO GERAL
Investigar os potenciais pedagógicos e comunicacionais do Facebook.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Exemplificar propostas concretas para o uso significativo do software social Facebook como ambiente virtual de aprendizagem.
DURAÇÃO
O micro curso terá a duração de 40 dias, divididos em 4 módulos.
Início: 06/01/2014 a 16/02/2014.
DISCIPLINA:
Tecnologia
aplicada a Educação
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
"A
Instituição de Ensino Superior que oferece cursos a distância, além dos
professores especialistas nas disciplinas ofertadas e parceiros no coletivo do
trabalho pedagógico do curso, deve contar com as parcerias de profissionais das
diferentes tecnologias da informação e comunicação, conforme a proposta do
curso."(MEC/2007)
Para o sucesso
do nosso micro curso, contamos com uma equipe multidisciplinar que dará suporte
tecnológico, pedagógico e administrativo para a qualidade do processo de
ensinoaprendizagem dos discentes. São eles:
Coordenador de curso - Professora
Msc. Edna Santos - Professora com mestrado na UFBA e doutora em Educação pela UERJ, com
diversos artigos e livros publicados sobre EaD. Gerencia o curso há 5 anos.
Coordenador de Tutoria - Felipe dos Santos- Profissional Graduado em Matemática e Mestre em
Design de Sistemas Educacionais, atualmente cursa doutorado no núcleo de
Tecnologia da Educação. Apoia o coordenador de curso com relação à comunicação
e interação com os tutores presenciais e a distância.
Designer Instrucional - Jacks Silva - Profissional Graduado em Letras e Psicologia. Especialista
em Informática Educativa e Design Instrucional. Seleciona,
organiza e produz atividades, materiais e produtos educacionais de acordo com
as situações específicas do curso on-line, a fim de promover a qualidade no
processo de ensinoaprendizagem.
Professor conteudista - Rosemary Silva- Profissional Graduado em
Letras, Mestre em Educação, com ênfase em Tecnologia na Educação, atualmente
cursa doutorado no grupo de pesquisa Currículos e Redes Educativas. É
responsável pela elaboração do material didático da disciplina.
Professor Tutor - Agatha Dias- Profissional graduado em
Pedagogia e pós-graduado em Informática Aplicada a Educação. Fará orientação e
acompanhamento das atividades realizadas online pelos estudantes, por meio do
ambiente colaborativo de aprendizagem, tirando dúvidas e corrigindo tarefas.
Professor
Tutor Presencial - Josina Hélio- profissional graduado em
Pedagogia e pós-graduado em Informática Aplicada a Educação. Ficará responsável
pela orientação e acompanhamento dos estudantes no polo.
Pessoal Técnico Administrativo - Marcelo Silva e Leonardo Santos- Atuam na sede da
instituição junto à equipe docente responsável pela gestão do curso e nos pólos
descentralizados de apoio presencial. As atividades desempenhadas por esses
profissionais envolvem duas dimensões principais: a administrativa e a
tecnológica.
Coordenador
de Polo -Renata Albuquerque- professora da rede pública,
graduada em Letras com experiência de 6 anos em magistério na educação
básica de Ensino. Pós-graduada em
Informática Aplicada a Educação. É responsável pela administração do polo e por
apoiar a implantação e gestão acadêmica do curso no polo.
RECURSOS DIDÁTICOS
Material didático
"Com o
avanço e a disseminação das tecnologias da informação e comunicação e o
progressivo
barateamento dos equipamentos, as instituições devem elaborar seus materiais
para uso a distância, buscando integrar as diferentes mídias e explorar a
convergência das tecnologias, sempre na perspectiva da construção do
conhecimento e da possibilidade de interação entre os diversos atores."(MEC/2007)
O micro curso
contará com os seguintes recursos didáticos e mecanismos on-line:
Ambiente
virtual de aprendizagem, fórum de discussão, chats, material didático impresso
e biblioteca virtual, vídeos, sites, webmail,
interface social Facebook e polo
de apoio presencial.
DESENVOLVIMENTO
Processo de ensino e aprendizagem e
organização curricular
"O
conhecimento é o que cada indivíduo constrói - individual e grupalmente - como
produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação. É,
portanto, o significado que atribuímos à realidade e como o
contextualizamos." (MEC/2007)
Módulo 1 - O
que é uma rede? Conhecendo as interfaces sociais.(10 dias)
Por rede social, compreendo as
infinidades de pessoas que se relacionam de várias partes, por vários caminhos,
criando grupos que conseqüentemente se agregam a outras pessoas. Geralmente as
redes sociais existem ou são criados com alguns objetivos ou finalidades
predeterminadas. Nessas relações sociais há uma “mobilidade” grande de
comportamento,opiniões e pessoas.
Proposta do módulo: Fórum de
Discussão, abertura de conta no Face com perfil para o curso e convite aos
colegas da turma.
Material básico de estudo 1
- Vídeo base para o Fórum de discussão: Redes
sociais na Educação http://www.youtube.com/watch?v=YONMFea0_Q4
( Parte 1)
Tarefa 1: Elaborar um texto com as ideias principais vistas no
texto base e vídeo.
Módulo 2 - Conhecendo
a interface: teoria e prática ( 20 dias)
O
uso das interfaces sociais ainda é visto com certa desconfiança nos ambientes
escolares, nestes usos há certo distanciamento entre professor e aluno. O que
fazer para melhorar essa situação? O quebra-cabeça começa a ser elaborado, o
desenho toma forma pelas mãos dos alunos.
Proposta do módulo: Criação de um grupo de pesquisa no Facebook para
exemplificar propostas concretas para o uso significativo do software social Facebook como ambiente virtual de aprendizagem.
Material básico de estudo 2
- Facebook em educação - Blog
De Mattar - http://joaomattar.com/blog/2012/01/17/facebook-em-educacao/
- Criando Grupo no
Facebook - http://www.youtube.com/watch?v=nTc3I-Yz8bw
Tarefa 2 - No grupo da interface social Facebook
Ação: Elaborar e apresentar uma atividade que seja viável para o
uso no Facebook.
Réplica: Realizar uma atividade elaborada no grupo. Comentar a
atividade de um colega, destacando os pontos positivos e negativos de
aplicabilidade com os alunos.
Pode ser um
chat, análise de um vídeo, criação de um blog, jogos e outros.
Observação: Nesta semana, não teremos fórum pontuado. No caso de
dúvidas, o aluno poderá solicitar a ajuda do professor tutor a distância ou
agendar uma visita ao polo de apoio presencial, onde poderá contar com a ajuda
do coordenador e tutor presencial para a realização da tarefa.
Módulo 3 - Potenciais comunicacionais e pedagógicos do
Facebook( 10 dias)
Percebemos que o uso das interfaces sociais instituiu um novo modo de
relacionar-se. Estamos diante de uma nova maneira
de estabelecer relações, construir significados, produzir conhecimento. Devemos perguntar por que a escola não
aproveita os potenciais comunicacionais dos softwares sociais e pensar em
estratégias pedagógicas para que estas sejam aproveitadas na melhoraria da
aprendizagem dos alunos.
Proposta do módulo: Identificar e exemplificar os potenciais pedagógicos e
comunicacionais do Face.
Material básico de estudo 3
Texto base: O Facebook como ambiente virtual de aprendizagem:
liberdade e reapropriação no contexto educacional.
Fórum de
discussão
Cada aluno
deverá identificar e exemplificar, registrando no Fórum de discussão, os potenciais comunicacionais e pedagógicos
do Facebook.
Tarefa 3: Elabore um texto, com suas palavras, abordando os
potenciais pedagógicos e comunicacionais do Facebook.
INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
"A
interação é um componente fundamental no processo de construção do
conhecimento."(MEC/2007)
Ambiente
virtual de aprendizagem, fórum de discussão, chats, webmail, interface social Facebook e polo de apoio presencial.
AVALIAÇÃO
"A
avaliação deve permitir ao aluno sentir-se seguro quanto aos resultados que vai
alcançando no processo de ensino-aprendizagem."(MEC/2007)
A avaliação será
realizada continuamente, nas participações no Fórum e na realização das
tarefas.
No fórum, o
aluno deverá postar uma ação, réplica e trazer informações de outros autores
sobre o tema tratado no módulo. Não haverá número mínimo ou máximo de
participações no fórum.
Critérios para
a avaliação do fórum: total 10 pts.
Critérios para
a avaliação da tarefa: total 10 pts.
·
O texto apresenta boa síntese em relação ao
material publicado na semana (textos, vídeos e fórum) - até 5 pts.
·
Há clareza estrutural e detalhamento do texto
elaborado - até 5 pts.
Além das
atividades a distância, o aluno terá acesso ao polo de apoio presencial, com
uma equipe multidisciplinar apta a ajudá-lo no processo de construção de
conhecimento e na solução de problemas de ordem técnico-administrativo.
INFRA-ESTRUTURA DE APOIO
As atividades
presenciais previstas em Lei, tais como avaliações dos estudantes,
webconferência,videoconferência, atividades de estudo individual ou em grupo,
com utilização do laboratório de informática e da biblioteca, entre outras,
serão realizadas no polo de apoio presencial.
ESTIMATIVA DE CUSTO DO CURSO
"A educação
superior a distância de qualidade envolve uma serie de investimentos iniciais
elevados na produção de material didático, no treinamento e capacitação das
equipes multidisciplinares, na disponibilização dos demais recursos
educacionais assim como na implantação (metodologia e equipe) da gestão do
sistema de educação a distancia. "(MEC/2007)
Inicialmente,
por ser um microcurso, teremos, a curto prazo, investimento para a implantação
do curso, a produção do material didático, elaborado por professores
especializados, compra, manutenção de novos equipamentos, manutenção do polo de
atendimento presencial e custeio.
Valor total
do curso: R$ 1.000,00
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA
·
Custos na educação a distância da
UFSC: um estudo
referente ao curso de
graduação em Ciências Contábeis Disponível em: http://www.aedb.br/seget/artigos08/49_Custos%20na%20educacao%20a%20distancia%20da%20UFSC_Seget.pdf
, acesso em 16/12/2013.
- LEVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34, São Paulo, 2010.
p. 132.
·
MEC. Comissão assessora para educação superior a distância (portaria MEC nº. 335, de 6 de fevereiro
de2002). Relatório . Agosto de 2002.
- MEC. Referenciais de qualidade para Educação superior a distância.
Brasília, agosto de 2007.
- JULIANI. Douglas Paulesky.Utilização das redes sociais na educação:
guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior.
In.: Novas Tecnologias na Educação CINTED-UFRGS. V. 10, Nº 3, dezembro, 2012
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