"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Análise dos portais do CAPES e MEC


Gestão de Cursos a Distância:: Tarefa da Semana 1
Aluno: Rosana Sales de Jesus
Grupo: 08
Tutor: Rodolfo Gregório de Moraes
Polo: Nova Iguaçu


Para esta atividade, escolhemos analisar, nos portais do CAPES e MEC, respectivamente, o Programa de Mestrado Profissional em Letras e o Programa Nacional de Tecnologia Educacional.
No CAPES, encontramos  o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), que tem como meta capacitar professores graduados em Letras que sejam docentes da Rede Pública de Ensino Fundamental. É um curso semipresencial pelo sistema UAB(Universidade Aberta do Brasil). As ações desenvolvidas no Profletras objetivam o aumento da qualidade de ensino dos alunos do nível Fundamental, a redução das taxas de evasão, o desenvolvimento da competência leitora através do conhecimento de teóricos da educação, diferentes gêneros discursivos e tipos textuais nas práticas de leitura e escrita, a qualificação para desenvolver no aluno competências comunicativas em ambientes virtuais e a instrumentalização dos docentes de ensino fundamental para que estes elaborem material didático inovador e de acordo com os recursos tecnológicos existentes atualmente
.
No MEC, escolhemos um Programa muito conhecido pelas ações que desenvolve:  o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). De acordo com o portal, o Proinfo veio com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na Rede Pública de Educação Básica. É muito interessante o fato do "programa levar diretamente às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias."
Percebemos que os dois programas visam a melhoria da prática docente. O programa do CAPES, Profletras,  tem como diferencial o fato de ser o 1º Mestrado Profissional para os graduados em Letras, o que ocasionou, na época, uma grande procura para um curso na modalidade a distância, que de acordo com Serra(2003) "apesar da sua inegável relevância política, social e mesmo ideológica, não parece ter deixado de ser em alguns contextos, desacreditada e alvo de preconceitos". A ação mostra-se muito atraente e de extrema importância num momento em que os resultados da Prova Brasil demonstram que os alunos da educação básica apresentam problemas de leitura e escrita.
As ações do Proinfo são mais abrangentes, pois o programa leva computadores, tecnologia às regiões, desde que haja interesse do governo. Há "recursos disponíveis para apoio às atividades dos participantes, entre eles, Tira-dúvidas..., chat, fórum de discussões e banco de projetos; e um outro conjunto de ferramentas para avaliação de desempenho, como questionários e estatísticas de atividades." Infelizmente, sabemos que existem regiões com graves problemas de acessibilidade à internet e outros problemas estruturais. Dessa forma, um programa acessível fica restrito à boa vontade dos órgãos governamentais em seguir os Referenciais de qualidade.
De acordo com os textos lidos durante a semana e considerando as Políticas Públicas neles descritas, acreditamos que a UAB vem tentando cumprir com as suas finalidades sócio educativas, mas há muito a avançar. As ações desenvolvidas, sejam na modalidade a distância ou semi-presencial, crescem a cada ano, mas ainda encontramos muitos problemas de ordem prática: falta de estrutura de atendimento online e presencial, profissionais que não possuem competência para exercer a mediação, por "n" motivos, projetos que não atendem ao perfil do aluno, dificuldade de acesso à internet são alguns motivos que levam os alunos à evasão e ao insucesso dos programas. Os textos apresentados e as discussões no Fórum ratificam que precisamos utilizar os Referenciais de Qualidade para auxiliar na organização da qualidade do ensino no Brasil, com seriedade e competência. As discussões apontam que estamos no caminho.

REFERÊNCIAS


  • BRITO, Eliana Povoas Pereira Estrela. Políticas públicas de formação e a UAB: que Arquitetura é essa. ESUD 2013 – X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Belém/PA, 11 – 13 de junho de 2013 - UNIREDE.
  • MEC. Referenciais de qualidade para Educação superior a distância. Brasília, agosto de 2007.
  • SERRA, Antonio Roberto Coelho et al. Gestão da educação a distância: um modelo de avaliação à Luz dos referenciais de qualidade do MEC. In.: Interletras, volume 3, Edicao numero 17,abril 2013/ setembro.2013 - p.

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