Gestão de Cursos a
Distância:: Tarefa da Semana 1
Aluno: Rosana Sales de
Jesus
Grupo: 08
Tutor: Rodolfo Gregório
de Moraes
Polo: Nova Iguaçu
Para esta atividade,
escolhemos analisar, nos portais do CAPES e MEC, respectivamente, o Programa
de Mestrado Profissional em Letras e o Programa
Nacional de Tecnologia Educacional.
No CAPES,
encontramos o Programa
de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), que tem como meta capacitar
professores graduados em Letras que sejam docentes da Rede Pública de Ensino
Fundamental. É um curso semipresencial pelo sistema UAB(Universidade Aberta do
Brasil). As ações desenvolvidas no Profletras
objetivam o aumento da qualidade de ensino dos alunos do nível Fundamental, a
redução das taxas de evasão, o desenvolvimento da competência leitora através
do conhecimento de teóricos da educação, diferentes gêneros discursivos e tipos
textuais nas práticas de leitura e escrita, a qualificação para desenvolver no
aluno competências comunicativas em ambientes virtuais e a instrumentalização
dos docentes de ensino fundamental para que estes elaborem material didático
inovador e de acordo com os recursos tecnológicos existentes atualmente
.
.
No MEC, escolhemos um Programa
muito conhecido pelas ações que desenvolve:
o Programa Nacional de Tecnologia Educacional
(ProInfo). De acordo com o portal, o Proinfo
veio com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na Rede Pública
de Educação Básica. É muito interessante o fato do "programa
levar diretamente às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos
educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem
garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os
educadores para uso das máquinas e tecnologias."
Percebemos que os dois programas visam a melhoria da
prática docente. O programa do CAPES, Profletras, tem
como diferencial o fato de ser o 1º Mestrado Profissional para os graduados em
Letras, o que ocasionou, na época, uma grande procura para um curso na
modalidade a distância, que de acordo com Serra(2003) "apesar
da sua inegável relevância política, social e mesmo ideológica, não parece ter
deixado de ser em alguns contextos, desacreditada e alvo de preconceitos".
A ação mostra-se muito atraente e de extrema importância num momento em que os
resultados da Prova Brasil demonstram que os alunos da educação básica
apresentam problemas de leitura e escrita.
As ações do Proinfo
são mais abrangentes, pois o programa leva computadores, tecnologia às
regiões, desde que haja interesse do governo. Há "recursos
disponíveis para apoio às atividades dos participantes, entre eles,
Tira-dúvidas..., chat, fórum de discussões e banco de projetos; e um outro
conjunto de ferramentas para avaliação de desempenho, como questionários e
estatísticas de atividades." Infelizmente, sabemos que existem regiões com
graves problemas de acessibilidade à internet e outros problemas estruturais. Dessa
forma, um programa acessível fica restrito à boa vontade dos órgãos
governamentais em seguir os Referenciais de qualidade.
De acordo com os textos
lidos durante a semana e considerando as Políticas Públicas neles descritas,
acreditamos que a UAB vem
tentando cumprir com as suas finalidades sócio educativas, mas há muito a
avançar. As ações desenvolvidas, sejam na modalidade a distância ou
semi-presencial, crescem a cada ano, mas ainda encontramos muitos problemas de
ordem prática: falta de estrutura de atendimento online e presencial,
profissionais que não possuem competência para exercer a mediação, por
"n" motivos, projetos que não atendem ao perfil do aluno, dificuldade
de acesso à internet são alguns motivos que levam os alunos à evasão e ao
insucesso dos programas. Os textos apresentados e as discussões no Fórum
ratificam que precisamos utilizar os Referenciais de Qualidade para auxiliar na
organização da qualidade do ensino no Brasil, com seriedade e competência. As
discussões apontam que estamos no caminho.
REFERÊNCIAS
- BRITO, Eliana
Povoas Pereira Estrela. Políticas públicas de formação e a UAB: que Arquitetura
é essa. ESUD
2013 – X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Belém/PA, 11
– 13 de junho de 2013 - UNIREDE.
- MEC.
Referenciais de qualidade para Educação superior a distância. Brasília,
agosto de 2007.
- SERRA,
Antonio Roberto Coelho et al. Gestão
da educação a distância: um modelo de avaliação à Luz dos referenciais de
qualidade do MEC. In.: Interletras, volume 3, Edicao numero
17,abril 2013/ setembro.2013 - p.
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