Ambientes
Virtuais e Mídias de Comunicação :: Tarefa da Semana 2
Aluno:
Rosana Sales de Jesus
Polo:
Nova Iguaçu
Tutor:
Rodolfo Gregório De Moraes
Imagem do site: Portal do Professor MEC
Crítica
Antes de analisarmos
criticamente a interface do Portal do Professor, fizemos algumas pesquisas
sobre o significado da palavra "portal".
O site dicionário
informal define um portal como "local
onde se pode ter diversas possibilidades de direções, diversos caminhos" e
o Léxico Dicionário Português online
o define como site da internet que dá acesso a vários serviços. Olhando a tela
inicial, percebemos que a interface segue a definição do dicionário: o Portal do Professor
é uma interface produzida pelo Ministério de Educação com ricas possibilidades
de construção de conhecimento, verdadeiramente um Portal.
Nossa crítica está
construída em cima de alguns aspectos positivos que são apresentados no site, a
começar pela dinâmica de "ser portal", lugar de diversos caminhos, e algumas ideias,
sugestões de reformulação do ambiente virtual.
O portal do professor
apresenta um layout muito agradável, onde não há poluição visual. Percebe-se
que há uma preocupação na organização da posição em que cada ícone ocupa na
página, o que facilita a navegação. Podemos destacar que o uso dos espaços em
branco contribui para que o site seja limpo, sem excessos, oportunizando uma
leitura objetiva, sem desviarmos o foco.
Outro aspecto
interessante é o design do site, que prende a atenção do usuário e estabelece
credibilidade, pois as informações são claras, objetivas, de acordo com a
proposta educativa do portal, fato que facilita o sucesso no uso do material.
É marcante também o uso
dos ícones na página inicial, que ao toque do mouse começam a movimentar-se
para cima ou para baixo. Os ícones aparecem e são referências em todas as
páginas do site, trazendo tranquilidade e segurança na busca pelo conteúdo ou
informações disponibilizadas. É um efeito muito interessante, criativo e que
faz a interface ficar mais atraente aos olhos e eficiente, na medida em que
traz confiança ao usuário.
A página principal do
site apresenta no lado superior esquerdo o link " Sobre o Portal" que traz informações sobre o portal:
lançamento, objetivos, conteúdo e outros. Vemos que a interface apresenta
organização da informação, simplicidade, credibilidade, design atraente e
funcional, mas para acessar o que desejamos, precisamos passar por algumas
páginas. Apesar de entender a escolha do Portal em dar acesso, metáfora dos
caminhos que vamos escolher em busca do conhecimento, sabemos também que o
professor tem a vida corrida, muitas atribuições e pouco tempo disponível. Ao
construirmos nosso percurso, precisamos executar muitas páginas se quisermos
chegar ao assunto necessário. Em alguns casos, por exemplo, no ícone "cursos e materiais", precisamos
clicar três vezes para acessarmos os links que irão direcionar para outro área
do portal. Dessa forma, olhamos com certa desconfiança a escolha do Portal em
usar uma interface que precisa de muitos acessos, pois torna-se cansativo e
poderá afastar o usuário, pois compromete um tempo maior do que o esperado. Sugerimos
utilizar no máximo duas telas para facilitar a navegação.
Percebemos que para ter acesso aos "recursos interativos", o
usuário tem que clicar no ícone e, só assim, entrará em outra página e perceberá
que a interface possui chat, fórum,
canal de vídeos e outros. Os ícones poderiam vir na página inicial, evitando
que perdêssemos tempo com a navegação.
Pela
observação dos aspectos analisados, acreditamos
que a interface atinge os objetivos propostos, pois estimula a busca pelo
conhecimento e troca de experiências. É um site de muita credibilidade, ainda que
precise reformular o seu design didático, facilitando o acesso às informações e
disponibilizando de forma clara os canais de comunicação.
Endereço
do Site
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/cursos.html
, acesso em 04/08/2013.
Referências
Arquiteto
cognitivo . Disponível em : http://arquitetocognitivomie.blogspot.com.br/2007/05/arquiteto-cognitivo.html
, acesso em 05/08/2013.
COSTA, Rosa Maria E. M.e Vânia Marins. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
COSTA, Rosa Maria E. M.e Vânia Marins. Interfaces.
Dicionário Informal. Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/portal/
, acesso em 06/08/2013.
Léxico Dicionário Português Online.
Disponível em: http://www.lexico.pt/portal/ , acesso
em 06/08/2013.
MALDONATO, Mauro e DELL' ORCO, Silvia. Criatividade,
pesquisa e inovação: o caminho surpreendente da descoberta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!