Aluno: Rosana
Sales de Jesus
Polo: Nova
Iguaçu
Grupo: 09
Tutor: Gisa Eneida
Marques Machado
Disciplina Produção de material didático
Disciplina Produção de material didático
A primeira experiência que tenho em um curso na
modalidade a distância é o PIGEAD, por isso, a motivação para a realização da tarefa
Reconhecendo atividades autênticas tem
estreita relação com teoria-prática e possibilidade de aplicação no ensino
presencial. Partindo deste princípio, decidi selecionar tarefas que tenham
características relevantes para o mundo
real, pois acredito que a aprendizagem torna-se mais significativa e
prazerosa quando realizamos atividades
baseadas em situações concretas de aprendizagem, que tenham relação com
algum aspecto de nossas práticas pedagógicas.
Outra característica que penso seja fundamental,
benéfica e motivadora na elaboração de uma atividade é a de favorecer a reflexão. Refletimos quando buscamos o
melhor caminho a seguir , escolhemos os recursos que podemos utilizar, percebemos
a possibilidade de aplicar a atividade em outras modalidades de ensino e
descobrimos hipertextos que ampliam nossos conhecimentos. Atividades que
apresentam esta característica, estimulam
o aluno a fazer novas descobertas.[1]
Não posso desvincular, aliadas
que estão às duas características anteriores,
as atividades que requerem investimento de tempo, pois necessitamos dispor de mais tempo para
a resolução dos desafios propostos, o que vai depender dos recursos que serão
utilizados, da necessidade de buscar novos conhecimentos e do grau de
complexidade que oferecem múltiplas perspectivas de análise, as quais podemos analisar, examinar e refletir
sobre as várias possibilidades de recursos e caminhos que seguiremos para a
resolução da tarefa.
Pensando sobre as ações desenvolvidas no
curso, pude reconhecer algumas características mencionadas no quadro 6.1. Podemos relacionar as quatro
características citadas à atividade " Uso e reuso de objetos digitais em EAD" , cuja proposta era que elaborássemos um planejamento de uma
atividade a distância, de acordo com um esquema e onde recursos digitais fossem
utilizados. Através da tarefa pude planejar
uma atividade que potencializasse as discussões sobre os novos modos de relacionar–se
no EAD, através da interatividade , coautoria , colaboração , cooperação dos
sujeitos na utilização dos recursos tecnológicos.
A segunda tarefa que relaciono características
autênticas é a "Construção de mapa
mental", na qual devíamos elaborar um mapa conceitual onde aplicaríamos as teorias da
aprendizagem. O grande desafio desta tarefa foi aprender a usar o Cmaps, aplicar os conceitos teóricos e
depois transferir a atividade para um arquivo de texto utilizando apenas uma
lauda.
A tarefa "Elaborando
atividades" foi a que suscitou mais trocas narrativas entre os
discentes, pois envolvia ações que desconhecíamos: aplicar os conhecimentos
teóricos já adquiridos no curso para elaborar dois tipos de atividades que
deveriam ser comentadas e ter o gabarito alocado em pop up. Seguindo sugestões da tutoria e de colegas, para colocar o
pop up, produzi um power point e
aprendi a usar o slide share.
Por último,
retomo a atividade " Praticando a
polidez ", na qual
conhecemos as "Máximas Conversacionais" e a "Teoria da Faces"
e que foi fruto de nossas trocas de
experiências nos fóruns, local privilegiado de construção de conhecimento, onde
analisamos os posts e percebemos que determinadas situações de violação das
máximas conversacionais tornam um fórum mais dinâmico, com estruturas
narrativas mais complexas, motivando alunos e tutor a interpretarem o que foi
dito, possibilitando que os sujeitos construam conhecimento coletivamente.
Nas quatro atividades descritas
acima, percebemos as características citadas anteriormente, pois foram tarefas com
um certo grau de complexidade, onde precisamos investir tempo para a resolução dos desafios propostos, pausa para muita
reflexão e pesquisa, traçamos caminhos que seriam percorridos na elaboração das
atividades e na busca de novos conhecimentos que surgiram ou foram estimulados
nos fóruns, no conhecimento de hiperlinks que resultaram em múltiplas possibilidades de análise e, principalmente, possibilitaram
o desenvolvimento de atividades
significativas e prazerosas, realizadas a partir de situações concretas de
aprendizagem.
Bibliografia
BARRETO, Cristiane Costa. Praticando a boa prática. In.: Planejamento e elaboração de material didático
impresso para EAD- Aula 6. PIGEAD.
MORAN,
José Manuel. Aprendizagem significativa. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/significativa.htm,
acesso em 25/06/2013.
[1] Fala de Raquel Monteiro Alberto Moraes , Fórum
Temático 3: O que estimula você a fazer uma atividade ? Disponível em http://pigead.lanteuff.org/mod/forum/discuss.php?d=17329&mode=3
, acesso em 25/06/2013.
Parabens!
ResponderExcluirSeu trabalho está excelente!
ResponderExcluir