"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

sábado, 25 de abril de 2015

Criando elementos periféricos-EaD


Aluno: Rosana Sales de Jesus
Polo: Nova Iguaçu
Grupo: 09
Tutor: Gisa Eneida Marques Machado
Disciplina Produção de material didático

Para colocar em prática os conceitos aprendidos na aula 9, utilizaremos o texto "Revisitando os conceitos de tempo e espaço":

As numerosas mudanças em todas as áreas do conhecimento humano levam a uma profunda modificação na conduta, nas atitudes, nos costumes e nas tendências em todo o mundo e, em particular, na educação.
Tem-se a impressão, nos dias atuais, de que o tempo passa  mais depressa. E de que não existe mais um tempo específico para cada situação. Todo tempo é tempo de tudo. Tudo ao mesmo tempo. Mas em que espaço? O real ou o virtual? Alteraram-se as noções de tempo e de espaço. 1.( caixa de conexão com outras mídias - Movimento para fora da aula )




Quer saber mais sobre tempo e espaço? Refletir sobre o mundo real e virtual? Que tal

uma sessão pipoca? Veja o filme  com Adam Sandler, que conta a história de um arquiteto chamado Michael Newman, casado com Donna e que tem dois filhos: Ben e Samantha. Michael e Donna se gostam muito e já são casados há algum tempo. Tudo está bem na vida desse casal e dessa família, até o momento em que Michael decide que quer ser o sócio da empresa em que trabalha e começa a trabalhar demais. O maior problema de Michael é que ele acaba não tendo tempo para se dedicar as outras áreas da sua vida como a família, a saúde e o lazer. Até que surge um controle remoto...


Será que através de um controle remoto, o personagem principal conseguirá controlar o tempo e espaço em que vive? Se você quiser saber mais detalhes sobre o filme, antes de assisti-lo, visite o site:  http://www.adorocinema.com/filmes/filme-47179/



No momento em que navegam na internet, seja para buscar informação, para participar de uma atividade lúdica ou para comunicar-se com amigos, crianças e jovens não estão, propriamente, ausentes, quer estejamos nos referindo ao tempo ou ao espaço envolvido nessa interatividade. Fica cada vez mais imperceptível a distinção entre os mundos físico e virtual - o chamado ciberespaço. Há quem diga, inclusive, que, no ciberespaço, o tempo que se leva para percorrer uma determinada distância não depende do comprimento, mas da largura da "estrada" ( a largura da banda de conexão). Isso porque os conceitos de tempo e espaço se alteram no mundo virtual.
O ciberespaço é o espaço  virtual pelo qual se deslocam as informações. Sua representação material  são as redes de cabos e as ondas eletromagnéticas que cruzam o planeta. 2.(Caixa de explicação expandida - Movimento para dentro da aula )

Trecho retirado do livro "A Escola Entre Mídias". MultiRio, Rio de Janeiro, 2011, p. 42 (Coleção MultiRio na Escola; nº 1).

por falar em Ciberespaço...vamos conhecê-lo um pouco mais? 2.Caixa de explicação expandida



MAIS







Trazendo para a Língua Portuguesa, classificaríamos o ciberespaço por substantivo abstrato: depende do outro para se manifestar, existir. Sem pessoas, não existiria. Pierre Lévy(1999) amplia nosso conhecimento ao dizer que "o ciberespaço não compreende apenas materiais, informações e seres humanos, é também constituído e povoado por seres estranhos, meio textos, meio máquinas, meio atores, meio cenários: os programas". Que permitem gerenciar, criar bancos de dados, comunicar-se. Enfim, podemos dizer que temos um ambiente rico de possibilidades, um mar de Portugal, que a cada dia mais e mais pessoas se apropriam , descobrem , exploram. Seja utilizando a metáfora do mar de Portugal ou de um universo a ser explorado, o certo é que o ciberespaço possibilita que façamos parte de um mesmo contexto comunicativo. Vivemos em um mundo sem fronteiras.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Adoro Cinema. Disponível em:  http://www.adorocinema.com/filmes/filme-47179/, acesso em 15/07/2013.

A Escola Entre Mídias. MultiRio, Rio de Janeiro, 2011.

LÉVY, Pierre. Cibercultura/ Pierre Levy; tradução de Carlos Irineu da Costa.- São Paulo: Ed.34, 1999, p.264.

RAMOS, Roberto Paes de Carvalho, RABELO, Carlos Otoni, FIALHO, Ana Paula Abreu . Aula 9- Arquitetura da Informação. In.: Planejamento e elaboração de material didático impresso para EAD - elementos instrucionais e estratégias de ensino.

SERRÃO. Ariane Azzoni. Características e Consequências da Sociedade Pós-moderna.  Disponível::http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCL/projeto_todasasletras/inicie/Ariane_20Azzoni.pdf , acesso em 15/07/2013.

to Paes de Carvalho Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!