"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

sábado, 25 de abril de 2015

Reconhecendo atividades autênticas-EaD


Aluno: Rosana Sales de Jesus
Polo: Nova Iguaçu
Grupo: 09
Tutor: Gisa Eneida Marques Machado
Disciplina Produção de material didático

A primeira experiência que tenho em um curso na modalidade a distância é o PIGEAD, por isso, a motivação para a realização da tarefa Reconhecendo atividades autênticas tem estreita relação com teoria-prática e possibilidade de aplicação no ensino presencial. Partindo deste princípio, decidi selecionar tarefas que tenham características relevantes para o mundo real, pois acredito que a aprendizagem torna-se mais significativa e prazerosa quando realizamos atividades baseadas em situações concretas de aprendizagem, que tenham relação com algum aspecto de nossas práticas pedagógicas.
Outra característica que penso seja fundamental, benéfica e motivadora na elaboração de uma atividade é a de favorecer a reflexão. Refletimos quando buscamos o melhor caminho a seguir , escolhemos os recursos que podemos utilizar, percebemos a possibilidade de aplicar a atividade em outras modalidades de ensino e descobrimos hipertextos que ampliam nossos conhecimentos. Atividades que apresentam esta característica, estimulam o aluno a fazer novas descobertas.[1]

Não posso desvincular, aliadas que estão às duas características anteriores,  as atividades que requerem investimento de tempo, pois necessitamos dispor de mais tempo para a resolução dos desafios propostos, o que vai depender dos recursos que serão utilizados, da necessidade de buscar novos conhecimentos e do grau de complexidade que oferecem múltiplas perspectivas de análise, as quais podemos analisar, examinar e refletir sobre as várias possibilidades de recursos e caminhos que seguiremos para a resolução da tarefa.
Pensando sobre as ações desenvolvidas no curso, pude reconhecer algumas características mencionadas no quadro 6.1. Podemos relacionar as quatro características citadas à atividade " Uso e reuso de objetos digitais em EAD" , cuja proposta era que elaborássemos um planejamento de uma atividade a distância, de acordo com um esquema e onde recursos digitais fossem utilizados. Através da tarefa pude planejar  uma atividade que potencializasse as discussões sobre os novos modos de relacionar–se no EAD, através da interatividade , coautoria , colaboração , cooperação dos sujeitos na utilização dos recursos tecnológicos.
A segunda tarefa que relaciono características autênticas é a "Construção de mapa mental", na qual devíamos elaborar um mapa  conceitual onde aplicaríamos as teorias da aprendizagem. O grande desafio desta tarefa foi aprender a usar o Cmaps, aplicar os conceitos teóricos e depois transferir a atividade para um arquivo de texto utilizando apenas uma lauda.
A tarefa "Elaborando atividades" foi a que suscitou mais trocas narrativas entre os discentes, pois envolvia ações que desconhecíamos: aplicar os conhecimentos teóricos já adquiridos no curso para elaborar dois tipos de atividades que deveriam ser comentadas e ter o gabarito alocado em pop up. Seguindo sugestões da tutoria e de colegas, para colocar o pop up, produzi um power point e aprendi a usar o slide share.
Por último, retomo a atividade " Praticando a polidez ", na qual conhecemos as "Máximas Conversacionais" e a "Teoria da Faces"  e que foi fruto de nossas trocas de experiências nos fóruns, local privilegiado de construção de conhecimento, onde analisamos  os posts e percebemos que determinadas situações de violação das máximas conversacionais tornam um fórum mais dinâmico, com estruturas narrativas mais complexas, motivando alunos e tutor a interpretarem o que foi dito, possibilitando que os sujeitos construam conhecimento coletivamente.
Nas quatro atividades descritas acima, percebemos as características citadas anteriormente, pois foram tarefas com um certo grau de complexidade, onde precisamos investir tempo para a resolução dos desafios propostos, pausa para muita reflexão e pesquisa, traçamos caminhos que seriam percorridos na elaboração das atividades e na busca de novos conhecimentos que surgiram ou foram estimulados nos fóruns, no conhecimento de hiperlinks que resultaram em  múltiplas possibilidades de análise e, principalmente, possibilitaram o desenvolvimento de atividades significativas e prazerosas, realizadas a partir de situações concretas de aprendizagem.



Bibliografia

BARRETO, Cristiane Costa. Praticando a boa prática. In.:  Planejamento e elaboração de material didático impresso para EAD- Aula 6. PIGEAD.

MORAN, José Manuel. Aprendizagem significativa. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/significativa.htm, acesso em 25/06/2013.




[1]  Fala de Raquel Monteiro Alberto Moraes , Fórum Temático 3: O que estimula você a fazer uma atividade ? Disponível em http://pigead.lanteuff.org/mod/forum/discuss.php?d=17329&mode=3 , acesso em 25/06/2013.

2 comentários:

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