Aluno: Rosana Sales de Jesus
Polo: Nova Iguaçu
Grupo: 09
Tutor: Gisa Eneida Marques
Machado
Disciplina Produção de material didático
Disciplina Produção de material didático
Título da aula para EAD
Trabalhar
colaborativamente: um grande desafio !
Meta da aula
Discutir os principais comportamentos e sentimentos vivenciados por um
grupo na elaboração colaborativa de uma tarefa.
Objetivos
- Identificar os comportamentos e sentimentos apresentados
na situação - problema.
- Relacionar argumentos
que fundamentem a defesa de opinião sobre a importância da atitude colaborativa
na realização de uma tarefa em grupo.
Atividade desenvolvida
Trabalhar em grupo é aprender a trabalhar
coletivamente. É saber ouvir os seus pares. É desenvolver a autonomia, a
cooperação e a colaboração. No dia a dia precisamos cultivar a tolerância, a
compreensão e a solidariedade. Estas ações são lindas na teoria , mas
vivenciá-las é um grande desafio.
Para você refletir um pouco
melhor sobre o que foi falado, observe a situação apresentada abaixo:
Imagine que você seja um aluno de um curso semipresencial: de 15 em 15
dias há encontros no polo presencial e uma vez por semana há encontros virtuais
na plataforma do curso. No meio do curso, um professor propõe que os alunos
façam, em grupo, um jornal virtual. No grupo, você é eleito o representante e
sugere que as divisões das tarefas sejam feitas no encontro online. Após um
consenso, vocês decidem elaborar o trabalho no próximo encontro presencial.
No dia, vocês percebem que Fernando, um aluno com muito conhecimento
tecnológico, mas que sempre reclama de tudo , ainda não chegou. De repente, uma
colega chamada Rita recebe um torpedo dizendo que ele está com problemas pessoais,
não poderá comparecer ao encontro , mas que enviará a parte dele no encontro
virtual . No dia do encontro, Fernando
entra no fórum, vê o que os colegas fizeram e quer mudar tudo. Outros encontros
presenciais e virtuais acontecem e a postura de Fernando continua a mesma:
coloca defeito na produção dos colegas, diz que a página está rica em conteúdo,
mas visualmente pobre .
Alguns conflitos começam a acontecer. Rita quer a colaboração do Fernando,
pois acredita que num trabalho em grupo todas as ideias são válidas. Um outro
colega, Sérgio, diz que não precisa do Fernando, pois ao realizar a tarefa,
conseguiu construir conhecimento interagindo com os outros componentes. Fernando
continua afirmando que tem outras ideias para a elaboração da página virtual e
que pode produzir uma em casa, para isto, tem o apoio de um outro colega que
pensa apenas na avaliação final. No
fórum, vocês pediram ajuda ao tutor , que diante de tanta incerteza, postou um
trecho de Paulo Freire:
A partir da
frase de Paulo Freire, relacione dois contra - argumentos para defender a
opinião dos colegas Rita e Sérgio.
Resposta comentada
Na atividade elaborada, o tutor teve papel de vital importância, pois
soube conduzir a situação ao usar a fala do educador Paulo Freire sobre a
importância da busca pelo conhecimento, oferecendo subsídios para que todos os alunos
da turma pudessem refletir sobre a situação do grupo. Apresentou condições ao
seu grupo para que este pudesse defender seus pontos de vista, coletivamente e
individualmente, sobre a situação problema de forma mais segura, preservando
ainda a face dos alunos .
Você poderia usar como base para o contra - argumento, a própria fala de
Freire sobre a necessidade de conhecer o que não sabemos, que podemos aprender
a aprender fazendo, construções de conhecimento que seriam mais significativas com
a colaboração do Fernando. Também poderia apontar que o trabalho em grupo
pressupõe que haja a colaboração de todos e não de apenas alguns elementos do
grupo. Poderia , ainda, problematizar a fala do colega de Fernando que apenas
pensa na avaliação final e não no processo de ensinoaprendizagem.
O diálogo é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Através
do diálogo podemos defender nossas ideias, utilizando os argumentos e contra -
argumentos necessários. Precisamos entender que existem comportamentos e
posturas diferentes a nossas que podem
ser aceitas ou não, mas que precisam ser toleradas. Na educação presencial e na
modalidade a distância não é diferente. Atividades realizadas em grupo sempre
trazem algum desgaste, mas precisamos usar de flexibilidade, aprender a
conviver com elas e usar o diálogo para
defender os nossos pontos de vista.
Bibliografia
BARRETO, Cristiane Costa. Ajudando sua inspiração:
modelos de atividades – Parte 1. In .: Planejamento
e elaboração de material didático impresso para EAD - elementos instrucionais e
estratégias de ensino. Aula 7. PIGEAD.
CARVALHO, Roberto Paes de e RABELO, Carlos Otoni. elementos instrucionais e estratégias de ensino. In .: Planejamento e elaboração de material didático
impresso para EAD -. Aula 3. PIGEAD.
FREIRE , Paulo . Pedagogia
da Autonomia .1996. p.86 .
PRETI, Oreste . Produção de Material Didático
Impresso: Orientações Técnicas e Pedagógicas. Cuiabá: UAB/UFMT, 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!