"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Elaborando atividades para EaD ( parte 1)


Aluno: Rosana Sales de Jesus
Polo: Nova Iguaçu
Grupo: 09
Tutor: Gisa Eneida Marques Machado  
Disciplina Produção de material didático        

Título da aula para EAD
Trabalhar colaborativamente: um grande desafio !

Meta da aula
Discutir os principais comportamentos e sentimentos vivenciados por um grupo na elaboração colaborativa de uma tarefa.

Objetivos    
  1. Identificar os comportamentos e sentimentos apresentados na situação - problema.

  1. Relacionar argumentos que fundamentem a defesa de opinião sobre a importância da atitude colaborativa na realização de uma tarefa em grupo.

Atividade desenvolvida

Trabalhar em grupo é aprender a trabalhar coletivamente. É saber ouvir os seus pares. É desenvolver a autonomia, a cooperação e a colaboração. No dia a dia precisamos cultivar a tolerância, a compreensão e a solidariedade. Estas ações são lindas na teoria , mas vivenciá-las é um grande desafio.

Para você refletir um pouco melhor sobre o que foi falado, observe a situação apresentada abaixo:

Imagine que você seja um aluno de um curso semipresencial: de 15 em 15 dias há encontros no polo presencial e uma vez por semana há encontros virtuais na plataforma do curso. No meio do curso, um professor propõe que os alunos façam, em grupo, um jornal virtual. No grupo, você é eleito o representante e sugere que as divisões das tarefas sejam feitas no encontro online. Após um consenso, vocês decidem elaborar o trabalho no próximo encontro presencial.
No dia, vocês percebem que Fernando, um aluno com muito conhecimento tecnológico, mas que sempre reclama de tudo , ainda não chegou. De repente, uma colega chamada Rita recebe um torpedo dizendo que ele está com problemas pessoais, não poderá comparecer ao encontro , mas que enviará a parte dele no encontro virtual .  No dia do encontro, Fernando entra no fórum, vê o que os colegas fizeram e quer mudar tudo. Outros encontros presenciais e virtuais acontecem e a postura de Fernando continua a mesma: coloca defeito na produção dos colegas, diz que a página está rica em conteúdo, mas visualmente pobre .

Alguns conflitos começam a acontecer. Rita quer a colaboração do Fernando, pois acredita que num trabalho em grupo todas as ideias são válidas. Um outro colega, Sérgio, diz que não precisa do Fernando, pois ao realizar a tarefa, conseguiu construir conhecimento interagindo com os outros componentes. Fernando continua afirmando que tem outras ideias para a elaboração da página virtual e que pode produzir uma em casa, para isto, tem o apoio de um outro colega que pensa apenas na avaliação final.    No fórum, vocês pediram ajuda ao tutor , que diante de tanta incerteza, postou um trecho de Paulo Freire:






A partir da frase de Paulo Freire, relacione dois contra - argumentos para defender a opinião dos colegas Rita e Sérgio.


Resposta comentada

Na atividade elaborada, o tutor teve papel de vital importância, pois soube conduzir a situação ao usar a fala do educador Paulo Freire sobre a importância da busca pelo conhecimento, oferecendo subsídios para que todos os alunos da turma pudessem refletir sobre a situação do grupo. Apresentou condições ao seu grupo para que este pudesse defender seus pontos de vista, coletivamente e individualmente, sobre a situação problema de forma mais segura, preservando ainda a face dos alunos .
Você poderia usar como base para o contra - argumento, a própria fala de Freire sobre a necessidade de conhecer o que não sabemos, que podemos aprender a aprender fazendo, construções de conhecimento que seriam mais significativas com a colaboração do Fernando. Também poderia apontar que o trabalho em grupo pressupõe que haja a colaboração de todos e não de apenas alguns elementos do grupo. Poderia , ainda, problematizar a fala do colega de Fernando que apenas pensa na avaliação final e não no processo de ensinoaprendizagem.
O diálogo é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Através do diálogo podemos defender nossas ideias, utilizando os argumentos e contra - argumentos necessários. Precisamos entender que existem comportamentos e posturas diferentes  a nossas que podem ser aceitas ou não, mas que precisam ser toleradas. Na educação presencial e na modalidade a distância não é diferente. Atividades realizadas em grupo sempre trazem algum desgaste, mas precisamos usar de flexibilidade, aprender a conviver com elas e usar o diálogo  para defender os nossos pontos de vista.

Bibliografia

BARRETO, Cristiane Costa. Ajudando sua inspiração: modelos de atividades – Parte 1. In .: Planejamento e elaboração de material didático impresso para EAD - elementos instrucionais e estratégias de ensino. Aula 7. PIGEAD.
CARVALHO, Roberto Paes de e RABELO, Carlos Otoni. elementos instrucionais e estratégias de ensino. In .:  Planejamento e elaboração de material didático impresso para EAD -. Aula 3. PIGEAD.
FREIRE , Paulo . Pedagogia da Autonomia .1996. p.86  . 
PRETI, Oreste . Produção de Material Didático Impresso: Orientações Técnicas e Pedagógicas. Cuiabá: UAB/UFMT, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!