"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Praticando a polidez


Aluno: Rosana Sales de Jesus
Polo: Nova Iguaçu
Grupo: 09
Tutor: Marco Antônio de Carvalho Biaggi
Disciplina Planejamento de curso com foco no aluno

 A interação dos sujeitos em um fórum ou chat faz-se através do uso da linguagem, dessa forma, algumas falas são claras, breves, outras ambíguas, falsas ou fogem completamente ao que está sendo pedido.
Considerando as "Máximas Conversacionais" de Grice e a "Teoria das Faces" de Brown e Levinson, reproduzo, inicialmente, o post em que dois colegas falam sobre interatividade e interação: 1."(...) deverão investir na interatividade para que o aprendizado possa ocorrer 'em comunhão'.”(...), 2.“interação é um tema muito rico para discussão, pois está ligado ao sujeito principal do curso:o aluno”
Houve a quebra da máxima de qualidade, porque há afirmação de algo que é falso, pois a aluna confunde interação, ação, diálogo, com interatividade, atividade que envolve interação, fato que induz o interlocutor a absorver conhecimento incorreto.
Para corrigir o problema preservando a face do aluno, o tutor deverá, imediatamente, fazer o reparo da ação, sinalizando o equívoco, possibilitando que os discentes reflitam sobre o erro cometido.
No segundo post a ser analisado, o aluno utiliza um recurso expressivo, mas que pode comprometer o princípio da cooperação: “Eu entendo que no afã de re-significar antigos métodos, devemos tomar cuidado para não ‘jogar fora a água do banho com a criança dentro’”. Neste caso, houve violação da máxima de maneira, pois o discente exprimiu-se de maneira obscura, utilizando conscientemente um dito popular para problematizar a fala.
Para corrigir o problema e preservar a face do aluno, o tutor poderá reformular a fala do discente, apresentando outras proposições que os demais discentes possam esclarecer e compreender o que está implícito no dito popular.
Analisando os posts, concluo que determinadas situações de violação das máximas conversacionais tornam um fórum mais dinâmico, com estruturas narrativas mais complexas, motivando alunos e tutor a interpretarem o que foi dito, possibilitando que os sujeitos construam conhecimento coletivamente.

Referencias bibliográficas

BEVILAQUA, Diego Vaz e BARRETO, Cristine. Aula 5 - Conversação e discussões instrucionais. Capacitação de Docentes em Educação a Distância – Módulo II.

CHAMPAGNE, Maud Compreensão de Discurso Não Literal: O Caso de Violações das Máximas de Quantidade e de Solicitações Indiretas. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v14n2/7863.pdf , acesso em 19/05/2013.

COSTA, Scheila Cristina. A aplicabilidade das máximas conversacionais nas perguntas cotidianas. Disponível em: http://www.unipam.edu.br/cratilo/images/stories/file/artigos/2008_1/a_aplicabilidade_das_maximas.pdf, acesso em 19/05/2013.

LAPA, Andrea Brandão. Mas o que é educação a distância? UFSC

Máximas conversacionais. Disponível em: http://www.infopedia.pt/$maximas-conversacionais. Acesso em 20/05/2013.

OLIVEIRA, Mônica Lopes Smiderle de. O humor em Mafalda e a violação das máximas conversacionais, disponível em: http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/cd/Port/102.pdf, acesso em 19/05/2013.





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