Aluno: Rosana
Sales de Jesus
Polo: Nova Iguaçu
Grupo: 09
Tutor: Marco
Antônio de Carvalho Biaggi
Disciplina Planejamento de curso com foco no aluno
Disciplina Planejamento de curso com foco no aluno
A
interação dos sujeitos em um fórum ou chat faz-se através do uso da linguagem,
dessa forma, algumas falas são claras, breves, outras ambíguas, falsas ou fogem
completamente ao que está sendo pedido.
Considerando as "Máximas
Conversacionais" de Grice e a "Teoria das Faces" de Brown e Levinson,
reproduzo, inicialmente, o post em que dois colegas falam sobre
interatividade e interação: 1."(...)
deverão investir na interatividade
para que o aprendizado possa ocorrer 'em comunhão'.”(...), 2.“interação é
um tema muito rico para discussão, pois está ligado ao sujeito principal do
curso:o aluno”
Houve a quebra da máxima de qualidade, porque há afirmação
de algo que é falso, pois a aluna confunde interação,
ação, diálogo, com interatividade, atividade
que envolve interação, fato que induz o interlocutor a absorver conhecimento incorreto.
Para corrigir o
problema preservando a face do aluno, o tutor deverá, imediatamente, fazer o reparo da ação, sinalizando o equívoco,
possibilitando que os discentes reflitam sobre o erro cometido.
No segundo post a
ser analisado, o aluno utiliza um recurso expressivo, mas que pode comprometer
o princípio da cooperação: “Eu entendo que no afã de re-significar
antigos métodos, devemos tomar cuidado para não ‘jogar fora a água do banho com a criança dentro’”. Neste caso, houve
violação da máxima de maneira,
pois o discente exprimiu-se de maneira obscura, utilizando conscientemente um
dito popular para problematizar a fala.
Para corrigir o problema e preservar
a face do aluno, o tutor poderá reformular
a fala do discente, apresentando outras proposições que os demais discentes
possam esclarecer e compreender o que está implícito no dito popular.
Analisando os posts, concluo que determinadas
situações de violação das máximas conversacionais tornam um fórum mais
dinâmico, com estruturas narrativas mais complexas, motivando alunos e tutor a interpretarem
o que foi dito, possibilitando que os sujeitos construam conhecimento
coletivamente.
Referencias bibliográficas
BEVILAQUA, Diego Vaz e
BARRETO, Cristine. Aula 5 - Conversação e discussões instrucionais. Capacitação de
Docentes em Educação a Distância – Módulo II.
CHAMPAGNE, Maud Compreensão
de Discurso Não Literal: O Caso de Violações das Máximas de Quantidade e de
Solicitações Indiretas. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v14n2/7863.pdf
, acesso em 19/05/2013.
COSTA, Scheila Cristina. A aplicabilidade das máximas
conversacionais nas perguntas cotidianas. Disponível em: http://www.unipam.edu.br/cratilo/images/stories/file/artigos/2008_1/a_aplicabilidade_das_maximas.pdf,
acesso em 19/05/2013.
LAPA, Andrea Brandão. Mas o que é educação a distância? UFSC
Máximas conversacionais. Disponível em: http://www.infopedia.pt/$maximas-conversacionais.
Acesso em 20/05/2013.
OLIVEIRA, Mônica Lopes Smiderle de. O humor em Mafalda e a violação das máximas
conversacionais, disponível em: http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/cd/Port/102.pdf,
acesso em 19/05/2013.
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