Aluno:
Rosana Sales de Jesus
Polo:
Nova Iguaçu
Grupo:
09
Tutor:
Gisa Eneida Marques Machado
Disciplina Produção de material didático
Disciplina Produção de material didático
Título da aula para EAD
Software
social Facebook: um ambiente virtual
de aprendizagem?
Meta
da aula
Conhecer os potenciais
pedagógicos e comunicacionais do Facebook.
Objetivo
Exemplificar propostas concretas para o
uso significativo do software social Facebook como ambiente virtual de
aprendizagem.
Atividade desenvolvida
O Facebook é um software
social que funciona através de perfis e comunidades. Em cada perfil, é
possível acrescentar módulos de aplicativos (jogos, fotos, vídeos, grupos e
outros), postar comentários, compartilhar vídeos e informações .
Após discutirmos os
potenciais pedagógicos e comunicacionais do Facebook
em nossas aulas, que tal aplicarmos
um pouco da teoria? Para isto, criamos o grupo da turma: PIGEAD - AVA. No
grupo, você poderá trocar ideias, postar seus vídeos, navegar em busca de
conhecimento, discutir se podemos estudar melhor utilizando a interface social,
investigar os potenciais pedagógicos do Facebook.
Para início de conversa, abrimos um chat
com a seguinte indagação: de que maneira
podemos usar o Facebook como ambiente virtual de
aprendizagem?
Além de
usar o chat, elabore no grupo uma
situação de aprendizagem para desenvolvermos com nossos alunos no Facebook. Lembre-se: blog, livro digital, wiki, slide share são recursos excelentes para a construção de conhecimento.
Entre no grupo e participe! Esperamos você lá!
Resposta comentada
No desafio apresentado
na pergunta "de que maneira podemos
usar o Facebook como ambiente virtual de
aprendizagem?", criamos a
possibilidade de diálogo entre docentes e discentes, a quebra de barreiras
entre as relações, a construção da autonomia e autoria. No grupo, analisamos,
interagimos e propusemos soluções para o problema apresentado. Criamos
situações de uso pedagógico do Facebook. Utilizamos a linguagem como lugar de
trocas e interações sociais, colocando a interface social como espaço
privilegiado de construção e apreensão de sentidos.
No caso proposto, observamos
a riqueza de ações que o Facebook
propicia aos fazeres dos praticantes: falar, debater, refletir, pesquisar, observar
e narrar. É você, professor, aprendente, que cada vez mais propõe aprendizagem,
distanciando-se do papel de mero reprodutor de conhecimento. Os conceitos
vistos na aula foram suficientes para desenvolver a atividade e, na prática,
usando as interfaces sociais e os recursos disponíveis, construímos
conhecimento coletivamente.
A partir das atividades
desenvolvidas no Facebook, vimos que
os softwares sociais
podem funcionar como ambientes virtuais de aprendizagem. Mas, não encerramos
por aqui. O grupo é nosso: meu, seu e dos alunos. Há muito a navegar e descobrir
no uso dos softwares sociais como ambientes
virtuais de aprendizagem .
Bibliografia
consultada
BARRETO, Cristiane Costa. Aula 8 – Ajudando
sua inspiração: modelos de atividades. In. : Planejamento e elaboração de
material didático impresso para EAD- elementos instrucionais e estratégias de
ensino.
PRETI, Oreste. Produção
de Material Didático Impresso: Orientações Técnicas e Pedagógicas. Cuiabá:
UAB/UFMT, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!