"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Elaborando atividades para EaD ( parte 2)


Aluno: Rosana Sales de Jesus
Polo: Nova Iguaçu
Grupo: 09
Tutor: Gisa Eneida Marques Machado
Disciplina Produção de material didático

Título da aula para EAD
Software social Facebook: um ambiente virtual de aprendizagem?

Meta da aula
Conhecer os potenciais pedagógicos e comunicacionais do Facebook.

Objetivo
Exemplificar propostas concretas para o uso significativo do software social Facebook como ambiente virtual de aprendizagem.

Atividade desenvolvida
O Facebook é um software social que funciona através de perfis e comunidades. Em cada perfil, é possível acrescentar módulos de aplicativos (jogos, fotos, vídeos, grupos e outros), postar comentários, compartilhar vídeos e informações .
Após discutirmos os potenciais pedagógicos e comunicacionais do Facebook em nossas aulas, que tal aplicarmos um pouco da teoria? Para isto, criamos o grupo da turma: PIGEAD - AVA. No grupo, você poderá trocar ideias, postar seus vídeos, navegar em busca de conhecimento, discutir se podemos estudar melhor utilizando a interface social, investigar os potenciais pedagógicos do Facebook. Para início de conversa, abrimos um chat com a seguinte indagação: de que maneira podemos usar o Facebook como ambiente virtual de aprendizagem? 
Além de usar o chat, elabore no grupo uma situação de aprendizagem para desenvolvermos com nossos alunos no Facebook. Lembre-se: blog, livro digital, wiki, slide share são recursos excelentes para a construção de conhecimento. Entre no grupo e participe! Esperamos você lá!



Resposta comentada
No desafio apresentado na pergunta "de que maneira podemos usar o Facebook como ambiente virtual de aprendizagem?", criamos a possibilidade de diálogo entre docentes e discentes, a quebra de barreiras entre as relações, a construção da autonomia e autoria. No grupo, analisamos, interagimos e propusemos soluções para o problema apresentado. Criamos situações de uso pedagógico do Facebook. Utilizamos a linguagem como lugar de trocas e interações sociais, colocando a interface social como espaço privilegiado de construção e apreensão de sentidos.
No caso proposto, observamos a riqueza de ações que o Facebook propicia aos fazeres dos praticantes: falar, debater, refletir, pesquisar, observar e narrar. É você, professor, aprendente, que cada vez mais propõe aprendizagem, distanciando-se do papel de mero reprodutor de conhecimento. Os conceitos vistos na aula foram suficientes para desenvolver a atividade e, na prática, usando as interfaces sociais e os recursos disponíveis, construímos conhecimento coletivamente.
A partir das atividades desenvolvidas no Facebook, vimos que os softwares sociais podem funcionar como ambientes virtuais de aprendizagem. Mas, não encerramos por aqui. O grupo é nosso: meu, seu e dos alunos. Há muito a navegar e descobrir no uso dos softwares sociais como ambientes virtuais de aprendizagem .

Bibliografia consultada
BARRETO, Cristiane Costa. Aula 8 Ajudando sua inspiração: modelos de atividades. In. : Planejamento e elaboração de material didático impresso para EAD- elementos instrucionais e estratégias de ensino.
PRETI, Oreste. Produção de Material Didático Impresso: Orientações Técnicas e Pedagógicas. Cuiabá: UAB/UFMT, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!