"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Um modelo e duas decisões


Aluno: Rosana Sales de Jesus
Polo: Nova Iguaçu
Grupo: 09
Tutor: Marco Antônio de Carvalho Biaggi
Disciplina Planejamento de curso com foco no aluno


O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa estabelece que todos os alunos sejam alfabetizados até os 8 anos de idade ou fim do 3º ano do ciclo.Em 2012, educadores foram selecionados para atender uma demanda da  Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro : criar um curso de capacitação de professores para que estes atinjam o objetivo de alfabetizar  todos os alunos do 1º ciclo de formação.
Visando elaborar um curso com foco no aluno , decidimos, tendo como base o questionário de inscrição, analisar o público-alvo que atenderíamos: o tempo de docência, a motivação para participar do curso, os resultados obtidos pelos alunos do docente em anos anteriores e a proposta pedagógica utilizada pelo educador para que pudéssemos identificar e sanar possíveis equívocos e atingir o objetivo proposto.
Após analise do público-alvo, decidimos elaborar o design do curso a partir de uma proposta que visa o desenvolvimento de um AVA atraente e de fácil navegação, com objetivos claros e alcançáveis, onde os conteúdos sejam sequenciados , uso de artefatos midiáticos que possibilitem a construção de conhecimento ,feedback imediato e situações de aprendizagem que estimulem a participação e autonomia do aluno.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BRASILEIRO, Cristiane. Em busca de um olhar articulado.
Modelo ADDIE e o planejamento, disponível em http://e-professor.blogspot.com.br/2009/07/o-modelo-addie-e-o-planejamento.html, acesso em 21/04/2013.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/26-eixos-de-atuacao/54-formacao, acesso em 21/04/2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!